Três Rios volta a realizar cirurgias ginecológicas depois de 15 anos

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria Municipal de Saúde, volta a realizar cirurgias ginecológicas depois de aproximadamente 15 anos. Ao todo, serão dois procedimentos desenvolvidos por semana, ou seja, oito cirurgias por mês. Com isso, as mulheres trirrienses ganham muito, porque, além de ter mais rapidez na marcação dos procedimentos, não vão precisar se deslocar para outro município.

Com o atendimento iniciado no mês de setembro, o Governo ainda vai oferecer outras 28 cirurgias ginecológicas de rotina até o final deste ano, privilegiando as cirurgias de útero, ovário, bexiga, incontinência urinária, perineoplastia e todas as cirurgias benignas de ginecologia.

O Prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio (Joa), destacou a importância de mais esse avanço na Saúde para beneficiar as mulheres da cidade. “Esta é mais uma conquista para o nosso município. Uma promessa que conseguimos cumprir em oito meses de Governo. Isso me deixa muito feliz. As mulheres da cidade merecem esse respeito. É um orgulho poder concretizar esse sonho”, disse.

A Secretária de Saúde Izabel Mendonça ressaltou a importância do retorno da atividade para Três Rios e fez questão de pontuar que o ginecologista Dr. Fábio Inocêncio, Coord. da Saúde da Mulher, já está realizando cirurgias, desde o início deste mês. “Nosso ginecologista já está realizando esses procedimentos. O objetivo é acabar com a demanda que temos em cirurgias ginecológicas”, disse Izabel.

Já o médico Fábio Innocêncio comemorou a volta dos serviços depois de 15 anos e citou a relevância de oferecer o procedimento. “É uma conquista importante para  as mulheres, tendo em vista que poderemos fazer pequenas cirurgias de ginecologia e a realização  de muitos outros procedimentos, que antes dependíamos de vagas em outros municípios”.

Vale destacar que as pacientes que estão na lista da Secretaria de Saúde do município vão passar por etapas pré e pós-operatórias. Ao todo, serão realizadas quatro consultas, exames preventivos e laboratoriais, ultrassom, parecer cardiológico e acompanhamento pós-cirurgia.