Prefeitura de Três Rios se prepara para os Desfiles Cívicos em Três Rios

Secretaria de Educação confirmou a ordem dos Desfiles em Comemoração à Independência

Mais de dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino estão confirmados para os Desfiles Cívicos em comemoração a Independência do Brasil. O evento terá também a participação de Instituições militares e da área de segurança pública, além de Projetos dos mais variados segmentos. Um destaque que chamou atenção nos desfiles de 2022, estará de volta este ano, que é a participação dos ex-alunos e professores do Colégio Entre-Rios, um ícone na educação trirriense.

Os desfiles deste ano serão nos dias 2, 3 e 7 de setembro.

No sábado, dia 2, em Bemposta. No Domingo, dia 3, será na Vila Isabel e na Quinta dia 07, na Praça São Sebastião. O início do desfile em todas as localidades tem início previsto para às 08h.

Para o Prefeito Joa, após o sucesso dos desfiles de 2022 depois de 2 anos sem a realização devido a Pandemia, é superar as expectativas e seguir fazendo o melhor para a população.

“Ano passado os desfiles foram sucesso e depois de dois anos pudemos retomar a vida ao normal. Aproveito para agradecer a Secretaria de Educação, e todos os envolvidos, e tenho certeza que teremos mais um grande desfile. Esse ano, conforme prometido, teremos arquibancada coberta para a nossa população”, comentou o prefeito Joa.

07 de Setembro – Independência do Brasil

No dia 7 de Setembro é comemorado o Dia da Independência do Brasil. Foi o dia em que o país deixou de ser colônia portuguesa para se tornar um império.

O trecho que abre o hino nacional – “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas” – relata bem o que ocorreu naquele dia 7 de setembro de 1822. Foi às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, que o então regente do país Dom Pedro disse a frase “Independência ou Morte”. Com isso, ele acabou se tornando o primeiro imperador do Brasil.

Desde então, a data que ficou marcada como o Dia da Independência do Brasil foi comemorada de diferentes formas.  Inicialmente, as celebrações aconteciam de forma espontânea, sobretudo, a partir da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889.

Posteriormente, nas décadas de 1920 e 1930, com a influência da Primeira Guerra Mundial, as comemorações ganharam ainda mais força. Os desfiles cívicos se intensificaram na Era Vargas, durante a década de 1930 e, sobretudo, no Estado Novo, depois de 1937

As comemorações do Dia da Independência se mantêm vivas até os dias atuais, seja com o uso das cores verde e amarela, no hino nacional ou nos próprios desfiles cívicos. O dia 7 de Setembro aflora o sentimento de orgulho e amor à Pátria.