Prefeitura de Três Rios instituiu o Panorama dos Resíduos Sólidos como política pública municipal

A prefeitura de Três Rios, através da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, fez com que Três Rios se tornasse o primeiro município do Estado a instituir o Panorama dos Resíduos Sólidos como um instrumento oficial de política pública voltada para o meio ambiente.

Com o decreto municipal, o panorama se torna documento obrigatório a ser atualizado anualmente pela secretaria de meio ambiente, gerando mais transparência e servindo como base de informações para novas ações e tomadas de decisões.

“É um orgulho saber que somos referência no estado. Vamos continuar evoluindo e melhorando cada vez mais”. disse o Secretário Thiago Vila Verde

“Vamos apresentar nosso panorama para o Vice Governador e Secretário de Estado Thiago Pampolha, queremos levar transformar nossa política pública em uma ação estadual, e com isso seguir contribuindo não só com uma Tres Rios mais sustentável, mas também com um Rio de Janeiro mais sustentável”. disse o prefeito Joa

Resíduos Sólidos e Reciclagem

Em 2022, o Brasil produziu 81,8 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas, o que representa 224 mil toneladas diárias. Cada pessoa gerou, em média, 381 kg por ano, o que significa mais de um quilo de lixo por dia, e infelizmente, só 4% foi reciclada.

Para esta realidade mudar, a participação da Comunidade é de fundamental importância.