Prefeitura entrega óculos do Programa de Acuidade Visual

Sem custo nenhum às famílias, os óculos promoverão condições para a aprendizagem e a alfabetização

A Prefeitura de Três Rios, por meio das secretarias de Saúde e Educação, realizou a entrega de óculos aos alunos da Rede Municipal de Ensino que foram acompanhados pelo Programa de Acuidade Visual. O evento ocorreu nesta quinta-feira (11), no auditório do Parque Municipal, localizado na margem direita.

Participaram da Cerimônia o Prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio (Joa), a Secretária de Educação, Ana Paula de Oliveira, a Secretária de Saúde, Izabel Mendonça, e o Padre Rafael da Paróquia de São Sebastião. Também estiveram presentes os parceiros Juliano Maia e Rosângela Leite, representantes do Rotary.

A secretária de Educação, Ana Paula, ressaltou o caráter pedagógico da ação: “é importante oferecer as melhores condições ao desenvolvimento cognitivo de nossos alunos. Trabalhamos para que mais alunos sejam assistidos por melhores condições de aprendizado”.

Izabel Mendonça, Secretária de Saúde, anunciou que o Programa de Acuidade Visual vai ser continuado de maneira a atender mais alunos da rede municipal de ensino para permitir que mais óculos sejam doados para aqueles que precisam do dispositivo óptico.

O prefeito Joa salientou que, como gestor público, compreende e trabalha para que mais oportunidades sejam dadas aos alunos da rede municipal, e tem procurado investimentos para que mais alunos sejam atendidos em todas as possibilidades de aprendizado.

“ Conversei com a Izabel e precisamos possibilitar que mais alunos sejam atendidos pelo Programa, pois acredito que mais ações de valorização da saúde e da educação vão garantir que nossas crianças estejam mais  preparadas para realizarem seus sonhos”.

O Programa

O Programa de Acuidade Visual atende os alunos da rede de ensino com consultas e exames oftalmológicos para identificar os que necessitam de tratamento clínico a fim de garantir mais qualidade de vida aos estudantes.

Ele é dirigido aos alunos na faixa dos três aos seis anos de idade e funciona em três diferentes etapas: na primeira, as crianças fazem um teste de visão nas escolas; caso seja detectado alguma dificuldade, um novo teste é feito no Hospital dos Olhos de Três Rios. As crianças com indicação de óculos recebem um encaminhamento para escolha da armação e, posteriormente, os óculos são entregues. As que precisam de tratamento seguem em acompanhamento por mais tempo.

De acordo com a coordenadora do Programa, Juliana Muniz, no último ano, 1,7 mil crianças passaram pela triagem na própria escola, 600 foram encaminhadas para consulta, 117 já foram atendidas e 50 precisaram do óculos.

“Estamos muito felizes por fazer essa entrega aqui. Sabemos a diferença que enxergar bem faz para a aprendizagem das crianças. Com os óculos, conseguimos combater desigualdades e uma deficiência que, às vezes, os pais nem sabem que elas têm”, destacou.