Prefeitura de Três Rios

Prefeitura de Três Rios entrega UBS da Werneck Marine reformada 

A Prefeitura de Três Rios entregou nesta terça-feira (09) mais uma Unidade Básica de Saúde completamente ampliada e reformada. A da vez, foi a de Werneck Marine – Dona Maria Monteiro, que, desde 2015, realizava todos os atendimentos no salão da igreja Nossa Senhora da Piedade. 

A conquista faz parte dos esforços da Secretaria de Saúde para qualificar a estrutura e o atendimento nas Unidades Básicas em todos os sentidos, tanto nos profissionais quanto em equipamentos que deem dignidade e efetividade aos serviços prestados ao cidadão.

Além disso, a obra só foi possível pela parceria com a Faculdade de Medicina Suprema, a partir de cessão onerosa de uma área do município que ainda vai resultar em outras seis Unidades Básicas de Saúde. 

Vozes de mais uma vitória para a saúde trirriense

A entrega da UBS Werneck Marine – Dona Maria Monteiro mexeu com a emoção do Pastor David Mesquita, que externou grande felicidade. 

“Fico emocionado quando vejo um Posto de Saúde com o aspecto de uma Clínica Particular de Saúde do centro da cidade. Isso mostra o respeito e o carinho com que Joa trata a população dos bairros da cidade”.

O prefeito Joa aproveitou a oportunidade para fazer referência à época em que atuava como vereador e que, junto com administrações anteriores, trabalhou para que a Faculdade Suprema se instalasse na cidade e pudesse, dessa forma, ser parceira do município na melhoria da saúde regional. 

“Tendo em vista que a presença da instituição não só forma médicos como permite que esses profissionais realizem suas atividades acadêmicas profissionais em serviço de saúde do município. Com isso, possibilitam que a população tenha cada vez mais tratamento de saúde com a qualidade dos profissionais que a Suprema forma. Essa e as outras Unidades que a instituição vai fazer dará à população mais qualidade no atendimento e na solução das demandas de saúde”.

Segundo a Secretária da Saúde de Três Rios, Izabel Mendonça, a qualidade citada pelo Prefeito está embasada na meta estipulada pela secretaria de revitalizar UBS’s, produzir novos espaços, como o Centro de Saúde da Mulher e as Residências terapêuticas, e melhorar o atendimento à população. 

Homenagem à Dona Maria Monteiro 

A UBS Werneck Marine leva o nome da Dona Maria Monteiro, ex-moradora da comunidade e que viveu até os 100 anos. Durante a cerimônia de entrega da Unidade, a sua filha, Elizabeth Claudiana da Costa (Beth), recebeu um buquê e agradeceu pela lembrança à memória da mãe. 

Dona Maria Monteiro nasceu em 26 de junho de 1913, na cidade de São Francisco de Paula, sertão de Minas Gerais. Aos 10 anos, foi designada babá da Fazenda onde os pais trabalhavam. Após se casar e devido aos maus tratos, fugiu com os filhos pequenos e passou por várias cidades até vir para Werneck Marine, onde viveu até o fim da vida. 

Durante este tempo, exerceu várias atividades além de seu ofício de cozinheira. Foi a melhor Rainha da dança do Caxambu (dança africana), Benzedeira e principalmente Parteira. 

Presenças importantes 

A inauguração da UBS também serviu para fortalecer os laços entre o executivo, o legislativo municipal e a população de Werneck Marine, que participou em peso da cerimônia de entrega. 

Grande parte dos secretários municipais e vereadores, como Robson, Bill, Jaqueline, Flavio, Erquinho, Bia Bogossian, Gustavo Carvalho, Silvano, Ana Clara, Carol Patinha Amiga e Jonas Dico, estiveram presentes no evento. 

A presença dos grupos, inclusive, mereceu agradecimento do Prefeito. 

“Muitos dos vereadores presentes aqui são responsáveis por esta Unidade, pois são os legisladores que permitiram a vinda da Faculdade de Medicina e participaram das negociações que resultaram nesta possibilidade de oferecer mais saúde aos trirrienses. A realização deste sonho de cuidar da saúde  do trirriense é pelo empenho e dedicação com que eles legislam para que possamos fazer o melhor”.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content