Prefeitura de Três Rios

Secretaria Municipal de Agricultura promove palestra sobre incêndio florestais 

Em parceria com o Senar-RJ (Serviço de Aprendizagem Rural), a Secretaria de Agricultura de Três Rios está promovendo uma palestra com o instrutor Silvio Nogueira, no auditório Jeanete Aguiar, no Parque Municipal. 

De acordo com o instrutor, o curso tem o objetivo de treinar e capacitar colaboradores e brigadistas para atuar em casos de incêndios florestais, compreendendo técnicas, equipamentos e tecnologias, que auxiliam nesse procedimento. 

O Secretário de Agricultura, José Schmitz Neto, destacou a importância do trabalho preventivo e dessa relação mais próxima com os produtores rurais. 

“Seguimos a linha do nosso Prefeito Joa de fazer mais e melhor. Com esse curso, temos a possibilidade de aprender e ter o conhecimento para iniciar o combate aos incêndios florestais, principalmente em períodos de estiagem e seca, quando o volume de queimadas é elevado. Agradeço ao instrutor Silvio Nogueira e também ao Prefeito Joa pela oportunidade. E vale lembrar que causar incêndio é crime ambiental com possibilidade de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa”, finalizou José Schmitz.

Alerta

No Brasil, o total de floresta queimada em 2022 já supera o do mesmo período de 2021, conforme indica o sistema de alertas do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ). Ou seja, além da capacitação, o curso é muito importante para conscientizar a população, visto que as causas de incêndio, majoritariamente, nada tem de natural, mas resultam de ações humanas. 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content