Prefeitura de Três Rios

Ambulatório Ampliado de Saúde Mental de Três Rios atendeu mais de 3 mil pessoas no primeiro quadrimestre de 2022 

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Três Rios avançou nos serviços disponibilizados nos CAPS II e no CAPS – AD (Centro de Atenção Psicossocial) e inaugurou, no dia 10 de setembro de 2021, o Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, referência no suporte para pacientes em sofrimento psíquico. 

O Ambulatório atua na complementação do atendimento dos CAPS, CAPS II e aos demais serviços oferecidos pela Rede de Saúde Municipal e, nos primeiros quatro (4) meses deste ano, já serviu de suporte e amparo a mais de 3 mil usuários.

Para o prefeito Joa, as dificuldades econômicas não foram impedimentos para ampliar os serviços de saúde no sentido de atender todos os públicos. 

“Vamos avançar com a melhoria e a oferta de mais serviços que possam dar integralidade de forma humanizada aos atendimentos da saúde trirriense”.

A consolidação da política de saúde mental e a oferta de serviços de amparo aos que sofrem de transtorno mental têm feito com que cada vez menos cidadãos trirrienses vivam o drama da não convivência com amigos e entes queridos.

Marize Agostinho, coordenadora de Saúde Mental, observa que “o importante é que a população saiba que o município oferece serviços de acolhimento, acompanhamento e de amparo, com o respeito que o momento necessita”.

O Prefeito Joa também lembrou dos dramas pessoais daqueles que sofrem de algum transtorno que necessite de internação prolongada: “Sempre tive o sonho de oferecer melhores condições de vida para que as pessoas em dificuldade psíquica pudessem se integrar à sociedade de forma digna e humana”. 

Atendimento

Localizado na Rua da Maçonaria, nº 181, em Três Rios, o Ambulatório de Saúde Mental, funciona das 07h às 16h e conta com uma equipe multiprofissional composta por: 7 psicólogas, 2 psiquiatras para atendimento de adultos e 1 psiquiatra para atendimento de crianças e adolescentes, e 1 assistente social, além de pessoal administrativo. Os agendamentos são feitos por encaminhamento da Atenção Primária ou outros serviços. 

Para as primeiras consultas, é feito acolhimento inicial por uma psicóloga, que encaminhará conforme cada caso. O Ambulatório Ampliado também tem interface com outros dispositivos da saúde mental como os CAPS  e outros setores como Saúde da Mulher, NASF, e intersetorial com a Educação, Promoção Social, Justiça, Conselho Tutelar, CEAM, bem como parcerias com as Práticas Integrativas e Complementares – PICs.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content