SAAETRI entrega novo sistema de abastecimento de água aos moradores da Jaqueira

Na manhã da última quinta-feira (26), representantes da Associação de Moradores da Jaqueira se reuniram com o prefeito Joa, com o vice professor Jacqueson e o diretor do SAAETRI, Jean Silveira. O encontro aconteceu na sede da autarquia, onde foi feita a apresentação do novo sistema de abastecimento de água que vai atender o bairro.

Devido ao crescimento da população, a antiga rede de fornecimento ficou subdimensionada para atender à demanda de consumo, especialmente das localidades mais altas. Além disso, o sistema abastecia primeiramente o Barros Franco para somente depois chegar à Jaqueira.

“Por se tratar de um local denominado “ponta de rede”, estudos realizados pelo Saaetri concluíram que o bairro precisava bem mais do que uma rede de maior diâmetro. Era necessário um sistema de abastecimento exclusivo”, explicou o diretor.

Agora a parte alta da Jaqueira passa a ser abastecida pela Estação de Tratamento de Água da Rua Direita, cuja capacidade de operação é de 85.000 litros de água por hora. O recurso tratado percorre um trecho de 3.500 metros de rede de recalque até chegar ao reservatório Santa Cecília, que armazena até 500.000 litros de água. A partir deste reservatório, foi feita a instalação de 1.200 metros de rede recalque de 110 milímetros de diâmetro para conduzir a água até as localidades mais prejudicadas com o fornecimento. Os destaques são: Avenida Pedro Assis Amaral, Rua Antero Fonseca, Vielas 3 e 4, Rua Martin Luther King e Estrada Santa Luzia.

A vazão, que antes era de 190.000 litros, mais que dobrou, atingindo 400.000 litros de água por dia. A estimativa do Saaetri é de que cerca de 2.000 pessoas sejam diretamente beneficiadas com a implantação do novo sistema.

“Buscamos solucionar a falta d’água na Jaqueira com um projeto eficiente e que atenda à população já no próximo verão. Além disso, o novo sistema vai impactar em melhorias nas ruas João de Souza, Antônio Santiago e Santos Dummont, no Barros Franco, bem como no Morro dos Caetanos”, concluiu o diretor do Saaetri.

“Assumi, eu e o professor Jacqueson,, um compromisso e estamos cumprindo a cada dia em nosso governo, que é proporcionar qualidade ao cidadão”, disse o prefeito Joa.

Vale destacar que este é um dos 22 projetos de curto prazo que a autarquia colocou em prática já nos primeiros seis meses de Governo. Todo o investimento foi feito com recursos próprios, provenientes da receita arrecadada.

Satisfação dos moradores

Após a apresentação do projeto, os moradores agradeceram ao SAAETRI e ao prefeito Joa pelo novo sistema e se mostraram satisfeitos com a obra.

O reconhecimento foi firmado na manhã desta sexta (27), com uma mesa de café da manhã oferecida pela população e montada nas ruas do próprio bairro.

“Só tenho a agradecer ao Saaetri e ao governo Joa. Antes, o caminhão pipa precisava vir aqui pelo menos três vezes na semana para abastecer as casas. Agora as nossas caixas estão sempre cheias”, disse Ricardo Aguiar, presidente da Associação de Moradores da Jaqueira.

“Um dos maiores problemas do nosso bairro era falta d’água. Isto já vinha ocorrendo há muitos anos. Posso falar com propriedade, pois sou morador da parte alta, que agora este problema foi resolvido”, afirmou o morador Luciano Galvão.

“Fico feliz em cumprir nossa obrigação. Estamos trabalhando muito. Temos um projeto de crescimento para Três Rios,  que abrange todas as áreas da gestão pública olhando sempre para frente e construindo hoje, o futuro que queremos para nossa cidade”. Prefeito Joa.