Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Três Rios oferece atendimento a mulheres vítimas de violência

Na próxima segunda-feira, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Nesta data é importante reforçar a conscientização da sociedade acerca da importância do enfrentamento à violência contra as mulheres, que constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos.

No município de Três Rios, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), oferece atendimento a mulheres em situação de violência. Os casos de violência contra a mulher são recebidos por demanda espontânea, pelos Serviços de Garantia de Direitos ou pela Rede Socioassistencial.

No CREAS, as mulheres são acolhidas e atendidas pela equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogas e advogadas. Os atendimentos são realizados de forma individualizada, em grupo, além de visitas domiciliares.

“O objetivo é identificar necessidades imediatas e de longo prazo, visando restabelecer a autonomia da mulher, empoderando-a de seus direitos”, diz o coordenador do CREAS, Bruno Muniz. Para tanto são feitos encaminhamentos para Saúde, Educação, Segurança Pública, dentre outros.

É válido ressaltar que o CREAS não atua como órgão de recebimento de denúncias. Em caso de denúncias de violência doméstica, estas devem ser remetidas à Polícia Militar, através do telefone 190. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O CREAS está localizado na Rua Jacinto Sobrinho, nº 42, no bairro Vila Isabel Outras informações através do telefone (24) 2255-1532.