NOTA – CANIL MUNICIPAL

A Prefeitura de Três Rios vem, através deste comunicado, esclarecer algumas questões relacionadas ao canil municipal.
Desde o início da nossa gestão, estamos empenhados em atender as demandas geradas através do local, que por sinal não são poucas.

É importante frisar que o canil foi encontrado em estado calamitoso por esta gestão no início do ano passado, lembrando que os animais estavam abrigados provisoriamente no social. Diante do estado das acomodações, foram feitos pequenos reparos para que se conseguisse liberar a quadra do social e assim foi feito.

Devemos relatar que no início da gestão foi verificado através de análise dos processos de pagamentos, que o governo NÃO fazia nenhum repasse em ajuda a “ONG Patinha Amiga”, que há anos vem realizando um excepcional trabalho com amor, respeito e dedicação pela causa animal, sendo parte fundamental para o processo de desenvolvimento e aprimoramento desse tema de expressiva relevância para a sociedade. Hoje, além de arcar com a compra de toda a ração que é direcionada ao canil, o município também auxilia a ONG em diversos outros pontos.

A ONG, além de gerenciar e coordenar as atividades do canil, se mobiliza com muita dificuldade para conseguir arrecadações e doações que são utilizadas para custear parte dos gastos que o município não cobre. Entendemos que o canil necessita de melhor estruturação para atingirmos as condições ideais, entretanto desde o início do ano de 2021, essa grande parceria vem trazendo significativos resultados. Estamos verdadeiramente empenhados para darmos início a um grande projeto de reforma, já para esse ano, e disponibilizar maior apoio financeiro à ONG. Será destinado o valor total de aproximadamente R$ 700 mil, o qual a vereadora Ana Carolina Mota Junqueira (Carol Patinha Amiga) destinou R$ 300 mil em emenda impositiva para utilização no local.

Esse grande trabalho conjunto com o governo municipal, ao lado da parlamentar, está gerando excelentes frutos e certamente isso é só o começo. Nossa cidade muito em breve poderá contar com um canil reformado, mais equipado e melhor estruturado.

Além desse valor destinado pelo município, existe uma parceria com o Governo do Estado, que realizará 8 mil castrações gratuitas por meio do Projeto RJ Pet, programa em andamento.

Assim, podemos concluir que apesar de todas as dificuldades que o canil ainda precisa superar, já foi feito um avanço imenso em 2021 no custeio e no auxílio à manutenção do local, que até o ano de 2020 era exclusivamente administrado com recursos da ONG e doações, e, hoje, o município que é sensível a causa animal entendeu que sem o apoio público às instalações do mesmo e o tratamento aos animais continuariam precários.