Crescimento de casos de Covid-19 alerta governo de Três Rios

81 pessoas foram contaminadas no Município nos últimos seis dias

Pelo visto, os festejos de fim de ano nas cidades praianas da Região dos Lagos e dos destinos turísticos no Brasil estão colaborando para o aumento de pessoas suspeitas ou positivados para a Covid-19, incluindo em Três Rios.

Isso porque o município registrou, nos últimos seis dias, 81 pessoas contaminadas. Para se ter um exemplo da diferença, durante todo o mês de dezembro de 2021, somente 30 foram notificados.  Esses números demonstram a explosão de casos nos primeiros dias do novo ano.

Com isso, as autoridades sanitárias do município alertam a população quanto ao cuidado e atenção com o uso de máscara, higienização das mãos e a aglomeração, tendo em vista a nova variante do vírus: a Ômicron.

“Todas as UBS têm testes disponíveis. Tudo é feito com um enfermeiro. Ele faz uma consulta de enfermagem, e posteriormente faz o teste de COVID. O município tem os testes disponíveis para atender a população. Sendo o Swab AG e o Swab rápido, que são os mais importantes neste momento. A testagem decorre do fato de que nesse período de festa, as pessoas viajarem para outros estados”, disse a Coordenadora do Núcleo de Combate ao COVID – Damiana Cesário.

Surgida em novembro de 2020, a mutação tem mostrado alta velocidade de contaminação. Em menos de dois meses, a variante passou a ser dominante em países como Brasil, Reino Unido e USA. Em todo o Estado do Rio, até o momento, 201 casos estão em investigação; nenhum em Três Rios.

“O governo municipal desde que assumiu em janeiro do último ano tem a preocupação de manter em harmonia a saúde e a economia. Foram feitos os investimentos necessários em compras de respiradores, aquisição de novos leitos, testes rápidos e aparelhamento das UBS com os protocolos de segurança. Decretos foram publicados de forma a não prejudicar o funcionamento das indústrias e comércios, preservando assim o trabalhador, já tão prejudicado com o desemprego no ano de 2020. Agora é importante que a população entenda que é necessário aplicar as medidas de segurança como o uso de máscara, evitar aglomerações e sempre higienizar as mãos. Não é hora de relaxar”, disse Otorino Bilheri – Secretário de Governo e Comunicação.