Prefeitura amplia Ambulatório de Saúde Mental e traz mais dignidade para assistidos

A Secretária de Saúde inaugurou, na tarde da última quinta-feira (23), a ampliação do Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Rua da Maçonaria, 181. Sob a Coordenadoria de Marize Agostinho, o equipamento vai privilegiar todos os encaminhamentos da rede de atenção básica de saúde, além de ser importante ponto de apoio e trabalho da rede de saúde mental.

O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores e o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Erquinho. Todos que não mediram esforços para que o equipamento fosse concretizado, como lembrou a Secretária de Saúde e Defesa Civil Izabel Mendonça.

A ação vai ao encontro do cuidado do Governo em busca de garantir mais qualidade de vida aos cidadãos, tendo em vista a piora do bem-estar mental de muitos brasileiros no último ano (53%). Os dados são do Instituto Ipsos. A porcentagem só é maior na Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

Para a Coordenadora do Ambulatório, Andreia Zanatta, a inserção dos psicólogos dentro do Ambulatório de Saúde Mental representa um “grande avanço, implicando a chegada de muitos pacientes antes desassistidos, ou mal assistidos, cujo comprometimento psíquico reverbera sérios prejuízos na vida cotidiana”.

A Secretária de Saúde Izabel Mendonça também ressaltou o trabalho realizado pela equipe de Coordenação de Obra da Secretaria, que tem superado os problemas e sempre oferecido intervenções com padrão técnico e de qualidade.

“A equipe do coordenador Guto se supera em comprometimento e competência. Também agradeço a ajuda do Prefeito Joa, que tem tratado todos os servidores e colaboradores com dignidade. Recebam o Ambulatório não como um espaço físico, mas como um espaço de respeito que o Prefeito tem com cada cidadão. Obrigado, Joa, pela ampliação de ambulatório”.

O Chefe do Executivo fez questão de pontuar a satisfação de poder proporcionar aos mais diversos públicos – e usuários dos serviços de saúde – equipamentos que possibilitem acesso e acolhimento às necessidades de cada cidadão.

“Eu vi e vivi, como servidor ou político, as fragilidades que devem ser supridas pelo poder público. É preciso compreender a razão de ser de cada cidadão que nos procura. Peço sempre para a minha equipe se colocar no papel do cidadão, pois, dessa forma, cada um vai entender a sua responsabilidade no atendimento ao cidadão, trazendo com respeito e trazendo solução para o problema apresentado”, concluiu o prefeito Joa.