Prefeitura de Três Rios participa de evento do Programa Flor de Lótus em comemoração ao Agosto Lilás

Nesta quarta-feira (25), o programa Flor de Lótus promoveu um evento, na Praça São Sebastião, referente ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A atividade foi realizada das 8h às 17h e contou com uma série de ações divididas em três tendas: saúde da mulher, empreendedorismo e entretenimento. O Flor de Lótus é um programa de atendimento à mulher, fruto de uma parceria entre o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Três Rios e Guardiões da Vida do 38º BPM (Três Rios).

Ciente da importância da intervenção, o governo, na figura do prefeito Joa e do vice-prefeito Professor Jacqueson, além de secretários e outros funcionários municipais, esteve presente.

Também participaram da ocasião representantes do CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher – de Três Rios, ligado à secretaria de Assistência Social; da Patrulha Maria da Penha, da 108ª Delegacia de Polícia (Três Rios); do Empoderadas, do Governo do Estado; do Programa Supera RJ; da Instituição Leão XIII e artesãs.

Na tenda da Saúde da Mulher, por exemplo, foram realizadas várias atividades. Entre elas, a coleta e análise de preventivo, aferição de pressão e glicose, orientações dos métodos contraceptivos, vacinação Influenza e outras. Alguns serviços foram desenvolvidos por alunos das faculdades Univértix e Suprema. Ademais, funcionários da saúde fizeram o agendamento de atendimento psicológicos.

Já na tenda de entretenimento, brindes foram sorteados, doados por colaboradores, além de rodas de conversa (CEAM), atividades artísticas e Yoga. A área de empreendedorismo contou com orientação jurídica e psicológica e discussões acerca da isenção de taxa de documentações para certidões de casamento, nascimento, óbito e identidade.

“O mês de agosto está sendo especial com uma programação voltada para o combate e enfrentamento à violência contra a mulher. O Programa Flor de Lótus, juntamente com o Programa Guardiões da Vida, do 38º Batalhão, e agora com o Centro de Atendimento Especializado à Mulher – CEAM – são hoje, sem dúvida, os braços fortes em prol da proteção e enfrentamento da causa”, disse Joa, Prefeito de Três Rios.