Clínica da Família na Vila Isabel recebe mais dois médicos residentes

A Clínica da Família José da Silva – Zé da Farmácia –, situada no bairro Vila Isabel, recebeu dois novos médicos, oriundos do processo seletivo da Secretaria de Estado de Saúde e Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Ambos irão atuar como médicos residentes. Os dois novos profissionais se juntam a mais dois residentes e mais dois preceptores, profissionais que realizam procedimentos técnicos.

A iniciativa visa a expansão de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a qualificação dos profissionais da APS (Atenção Primária em Saúde), oferecendo ferramentas, com o objetivo de qualificar os agentes de saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e odontólogos) para atuação no município.

Segundo a Secretária de Saúde de Três Rios, Izabel Mendonça, a implantação de cursos de especialização na área de saúde como estratégia de fortalecimento de políticas públicas tem sido uma prática e uma das principais metas de sua gestão à frente da pasta.

“O desenvolvimento e a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS) dependem, em grande parte, da formação de profissionais qualificados para o trabalho nesse contexto, o que constitui ainda um grande desafio” – destacou Izabel Mendonça.

O prefeito Joacir Barbaglio (Joa) disse que tanto a Secretaria de Estado de Saúde quanto a UERJ estão sendo parceiras de vários municípios no interior do estado, como: Três Rios, Piraí, Armação de Búzios, Mesquita e Maricá.

“É de suma importância qualificar os profissionais em seu próprio ambiente de trabalho, em seu campo real. As residências em saúde mostram-se como processo de extrema relevância para a qualificação da Atenção Primária em Saúde” – finalizou Joa.