Secretaria de Saúde de Três Rios promove atividade de capacitação de profissionais da pasta

Teve início nesta terça-feira, 02, a capacitação “Adequação das Ações dos Profissionais da ESF (Estratégia da Saúde de Família) frente à atual situação epidemiológica referente à Covid-19”. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde de Três Rios.

O evento está sendo realizado no Auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e acontece até sexta-feira, dia 05. Ao todo a atividade conta com seis palestras.

Segundo Andryelli Aires, Coordenadora Municipal de Enfrentamento à Covid-19, o intuito da capacitação é “trabalhar a descentralização das ações de prevenção, controle e acompanhamento do COVID-19 na rede e descentralizar os serviços que hoje estão concentrados na Triagem, no PAID (Programa de Atendimento aos Pacientes em Isolamento Domiciliar por Covid-19), na UPA, com essa ação para enfermeiros, médicos, agentes comunitários e outros”.

A coordenadora ressaltou, ainda, a importância da Atenção Primária em saúde para o Município.

“A Atenção primária em saúde é a principal porta dos serviços e veio para mudar o modelo hospitalocêntrico. A ESF tem um papel fundamental na resposta ao Covid-19, pois pode oferecer identificação precoce da doença e atuar na prevenção, controle e monitoramento dos pacientes, trazendo mais resolutividade para os casos de coronavírus na região”, concluiu Andryelli.