Secretaria de saúde de Três Rios realizou 165.000 mil exames em 2023

Os procedimentos incluem exames de radiologia, ressonância magnética, tomografias, endoscopias, mamografias e ultrassonografias

A Prefeitura de Três Rios avançou na busca por diminuir a fila de espera de exames que se acumulava por vários anos. Para isso, investiu na descentralização das marcações nas Unidades Básicas de Saúde e isso refletiu nos 165 mil exames realizados em 2023, os quais garantiram os cuidados com a saúde e, principalmente, qualidade de vida aos trirrienses.

Segundo a Secretaria de Saúde, os números refletem o acerto na decisão de privilegiar um serviço de regulação mais ativo e efetivo na diminuição do tempo entre a marcação e a realização do exame.

Tudo isso, para que a entrega de um diagnóstico precoce venha facilitar o tratamento e aumente a chance de cura no caso de doenças graves e melhorar, além de proporcionar e economia no SUS (Sistema Único de Saúde). Ou seja, quanto mais cedo a patologia for identificada, menos recursos empregados para solucioná-la.

Para o secretário de Saúde, Felipe Guido, houve fatores que melhoraram a dinâmica já existente: “Para atingir esse patamar foi preciso atuar em vários fatores. O mais importante foi o implemento de uma prática mais moderna e a construção de uma equipe capacitada”, finalizou o secretário.

O município possui 33 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), distribuídas nos mais diferentes bairros da cidade de forma descentralizada. Todas habilitadas a encaminhar as solicitações e a entrega dos exames. É na oferta de mais e melhores serviços de saúde que a Prefeitura cuida da nossa gente.