3º Roda de Toré acontece neste domingo no Horto Municipal Encontro das comunidades vai começar às 9h e entrada é gratuita

3º Roda de Toré acontece neste domingo no Horto Municipal
Encontro das comunidades vai começar às 9h e entrada é gratuita

Neste domingo, dia 14, será realizada no Horto Municipal, a 3ª Roda de Toré – Encontro das Comunidades. O evento tem apoio das Secretarias de Cultura e Turismo, e Meio Ambiente e Sustentabilidade e vai reunir representantes de diferentes grupos originários, a partir das 9h.

De acordo com os organizadores, o movimento tem o objetivo de resgatar a cultura ancestral, e integra o Abril Indígena.

O Toré é um ritual comum a várias etnias, trata-se de uma manifestação cultural de grande importância para os indígenas, envolvendo tradição, música, religiosidade e brincadeira.
A cerimônia inclui ainda uma dança circular, em fila ou pares, acompanhada por cantos ao som de maracás, zabumbas, gaitas e apitos. Cada comunidade possui um Toré próprio e singular, apresentando variações de toadas, ritmos e expressões.