Prefeitura de Três Rios investe na segurança pública e políticas de segurança

Concurso público para preenchimento de vagas ociosas na Guarda Civil Municipal acontece neste domingo

Às vésperas da realização do concurso público que prevê o preenchimento de vagas ociosas na Guarda Civil Municipal – prevista para o próximo domingo, 14 de abril, a Secretaria de Ordem Pública e Políticas de Segurança faz um balanço das últimas conquistas alcançadas na pasta.

A Prefeitura de Três Rios está investindo em diferentes mecanismos para garantir a segurança dos munícipes. Desde julho, por exemplo, implantou a equipe de prevenção ao crime patrimonial, onde agentes da Guarda Civil Municipal fiscalizam prédios públicos e praças com o objetivo de evitar a depredação. Com isso, o município teve a redução de 80% dos vandalismos nos prédios públicos municipais.

Implantou também as novas diretrizes de funcionamento da Ronda Escolar. Com o aumento da visibilidade dos agentes da Guarda Civil Municipal, a sensação de segurança nas unidades escolares. Colocou nas ruas, agentes que atuam na Ronda Ciclística, uma recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando a fiscalização minuciosa nos logradouros públicos municipais e centros comerciais para elevar a sensação de segurança.

A Operação Remove, realizado com apoio do Setor de Fiscalização, notificou 98 veículos que estavam nas ruas com sinais de abandono. Destes, 52 foram recolhidos pelos proprietários, os outros foram encaminhados aos pátios do município.

Tirou do papel o projeto da Guarda Civil Mirim, onde alunos da Escola Municipal Luther King foram os pioneiros em Três Rios. Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental tiveram aulas de ordem unida, primeiros socorros, leis de trânsito, meio ambiente, dentre outros temas. O projeto foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com verba de emenda impositiva do vereador Ércules Rodrigues (Professor Erquinho).

Não podemos deixar de mencionar também: o leilão de veículos, desobstruindo o galpão da Vila Isabel, retirando as sucatas de veículos; Ronda Maria da Penha, trabalhando em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, na proteção da mulher; monitoramento do trânsito; instalação de novas câmeras de videomonitoramento – serviço de extrema necessidade e restabelecido nas vias de maior circulação de pessoas; investimento nos agentes com cursos de capacitação e qualificação;  Também precisa ser mencionado o recém-lançado Programa Empresário Amigo da Ordem Pública, onde trata da conexão das câmeras em frente aos estabelecimentos comerciais, industriais ou associações com a Central de Monitoramento.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal possui 130 agentes. Destes, 87 são efetivos e estão nas ruas, trabalhando diariamente para promover a ordem pública e a segurança no trânsito.

Os novos agentes que comporão o quadro da Guarda Civil Municipal passarão por curso e treinamento antes de irem para as ruas. Lembrando que, a prova objetiva acontece neste domingo e o teste de aptidão física será realizado no dia 07 de maio. Os locais e horários da prova objetiva estão disponíveis no site da empresa organizadora do concurso público: www.ian.org.br