A 3ª Caminhada Azul movimentou manhã de sábado em Três Rios

A iniciativa serve para conscientizar e promover a inclusão dos autistas na sociedade (subtítulo)

A 3ª Caminhada Azul, pela Conscientização do Autismo, organizada pela Casa do Autista, aconteceu no último sábado, na praça São Sebastião. A iniciativa da secretaria de Saúde visa promover a compreensão, aceitação e inclusão de todos os autistas na sociedade.

A caminhada contou com a presença de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pais, profissionais e apoiadores da causa. A mobilização do último sábado não é única,  ela está amparada em todo um complexo serviço realizado pelo município, e intensificado com a inauguração da Casa do Autista.

A Casa do Autista foi um salto de qualidade (inter – título)

A Casa proporcionou um conjunto de ações multidisciplinares, sendo responsável pelo acolhimento das crianças e adolescentes com TEA e suas famílias, e por acompanhar o fortalecimento de vínculos.
Dentre as ações da Casa do Autista iniciadas neste mês, está o projeto da Casa do Autista nas Escolas, que percorre todas as escolas municipais, realizando suporte ao acompanhamento educacional aos alunos autistas. Mas eles não param por aí.
Já no link construído com o CER II, o autismo foi  incluído na reabilitação através da “Oficina Cognitiva”, que realiza o diagnóstico e o acompanhamento do usuário por meio de uma equipe multidisciplinar.

Outra grande conquista da Casa do Austista é a Sala Multisensorial. (inter – título)

O espaço é um  ambiente acolhedor que encanta crianças e adultos. Com um mix de luzes, cores, movimento, sons, sensações variadas nos transportam para uma dimensão de relaxamento, satisfação e encantamento.
O intuito da Sala é o de aprimorar os 5 sentidos, facilitando práticas pedagógicas e terapêuticas. Com isso, elas buscam estimular todos os sentidos sensoriais. O  ambiente é equipado com recursos que auxiliam na organização, interpretação de sensações, estimulação psicomotora e desenvolvimento de várias habilidades.  Tudo isso, para que o usuário possa ter à sua disposição o que for necessário para o pleno desenvolvimento de suas possibilidades.