Prefeitura de Três Rios se reúne em Gabinete de Prevenção devido ao alerta de chuvas fortes

A partir das 15h, desta sexta-feira, será ponto facultativo nas repartições públicas e escolas municipais

Diante do alerta de possibilidade de forte temporal nos próximos dias – cerca de mais de 150 milímetros para sexta(22) e sábado(23) – a Prefeitura de Três Rios reuniu vários secretários em seu Gabinete de Prevenção. Atendendo ao pedido do prefeito Joa, o Subsecretário de Defesa Civil, Wander Coelho, esteve reunido para alinhamento das ações de assistência à população trirriense.

“Estamos monitorando a variação climática e a previsão é de que, a partir desta sexta-feira, dia 22, tenhamos um volume grande de chuva. Reunimos os representantes das secretarias que atuam nestes momentos de socorro e estamos alinhando nossas ações para que, caso seja necessário, consigamos atender a população da melhor maneira possível, com rapidez e eficiência”, resumiu o subsecretário de Defesa Civil.

Nesta sexta-feira, inclusive, a Prefeitura de Três Rios decretou ponto facultativo a partir das 15h nas repartições públicas e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A orientação é que, em caso de forte chuva e vento, a população das áreas ribeirinhas ou de risco, procurem um local seguro para abrigo. Lembrando que, o município vai disponibilizar neste primeiro momento dois pontos de apoio: Colégio Municipal Walter Franklin, no Centro da cidade, e Escola Municipal Eduardo Duvivier, no distrito de Bemposta caso haja a necessidade de abrigar famílias.

As equipes das secretarias de Assistência Social, Serviços Públicos, Obras, Saúde e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaetri) estão de prontidão para possíveis emergências. Assim, como a equipe do Corpo de Bombeiros que já está em situação de alerta.

Estiveram na reunião de alinhamento: Otorino Bilheri (secretário de Governo), Carlos Alberto Soares (Gestão Pública e Compras Governamentais); Rômulo César (Serviços Públicos); Bernardo Goytacazes (Educação, Ciência e Tecnologia e, Esporte e Lazer); Luiz Fernando Ferreira (Ordem Pública e Políticas de Segurança); Pedro Brasil (Assistência Social e Direitos Humanos); Tiago Vila Verde (Meio Ambiente e Sustentabilidade); Anderson Antônio da Silva (Drenagem Urbana e Conservação) e, Felipe Neves – representando a Secretaria de Saúde.

É importante ressaltar que alguns cuidados básicos devem ser tomados:

Mantenha-se informado, ficando atento às atualizações meteorológicas e avisos oficiais. Evite áreas de inundação e se você mora em uma área suscetível a alagamentos, esteja pronto para se deslocar para um local seguro, bem como próximo a encostas, pedindo o cuidado redobrado da população, especialmente destas áreas de risco.

Em caso de dúvidas ou emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.