Secretaria de Saúde monitora bairros com maior número de notificações dos casos suspeitos de dengue

Vila Isabel, Centro e Cantagalo são as localidades com mais casos e ações do carro fumacê e UBV serão intensificadas

A Secretaria de Saúde de Três Rios está monitorando os casos de dengue e possíveis focos do mosquito transmissor. Além das ações de combate, como o carro fumacê e carro UBV, a equipe está realizando um trabalho de conscientização nos bairros e centro da cidade. De acordo com os dados da Vigilância Ambiental, nos primeiros oito dias deste ano, foram feitas 28 notificações de casos suspeitos. Vila Isabel, Centro da cidade e Cantagalo são as localidades com maior número de casos.

“Estamos monitorando os bairros, conversando com a população e conscientizando para a importância dos 10 minutos para eliminar os possíveis focos de dengue. Nossas equipes estão nas ruas, estamos também com os carros fumacê e UBV, realizando o combate às larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, disse Saulo Paschoaletto.

Outra preocupação da Secretaria de Saúde é com as gestantes. Além do acompanhamento pré-natal, a orientação é que, em qualquer sintoma da dengue – febre alta, enjoo e vômito, dor de cabeça e no fundo dos olhos, manchas vermelhas pela pele, mal-estar e cansaço extremo, dor abdominal ou por todo corpo – a gestante procure a Unidade Básica de Saúde ou a Saúde da Mulher, onde realiza o acompanhamento mensal. “Sentiu os primeiros sintomas, procure a equipe de apoio das unidades ou da Saúde da Mulher. Importante também é manter a hidratação em dia e intensificar a utilização de repelentes”, explicou Saulo.

O mosquito aedes aegypti responsável por transmitir a dengue, também transmite a chikungunya e o zika vírus – este último, pode gerar complicações neurológicas no feto, como a microcefalia, que é uma malformação congênita em que o cérebro do bebê não se desenvolve de maneira adequada.

Uma opção mais acessível é a utilização de repelentes caseiros. Para isso é necessário: 500ml de álcool cereal, 100ml de óleo natural, 50 gramas de cravo da Índia ou 30 gotas de óleo essencial de citronela.

Modo de fazer:

Quebre um pouco o cravo da Índia, em seguida coloque no álcool que deverá estar em um vidro escuro, e agite, deixe a mistura maturar por 15 dias em um local escuro e arejado, mexa no mínimo uma vez ao dia. Você vai observar a mudança na coloração, ao término dos 15 dias coe e coloque em um vidro a tintura e o óleo. O repelente estará pronto para uso. O tempo de duração é de no máximo 3 horas.

Pulverize o repelente caseiro em toda a região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas, e reaplique o repelente sempre que praticar esporte, suar, ou molhar.

“O importante é eliminar os locais que podem acumular água e utilizar repelente para neutralizar a ação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.  Juntos conseguimos vencer este mosquito, cada um precisa fazer a sua parte”, comentou o Prefeito Joa.