Prefeitura de Três Rios monta esquema para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Até dezembro do ano passado, município registrou 296 casos de dengue e dois de chikungunya

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Saúde, está monitorando os casos e ações contra a dengue no município. Durante o período da chuva, onde há maior possibilidade de formação do foco da dengue e, consequentemente de proliferação do mosquito transmissor da doença, profissionais da saúde irão se reunir semanalmente com representantes das secretarias de apoio para monitorar os casos.

A Vigilância Ambiental de Três Rios registrou até dezembro do ano passado, 1.049 casos suspeitos de dengue, sendo 296 casos de dengue confirmados e dois de chikungunya. “É importante que toda população esteja atenta, fiscalize os vasos de plantas, pneus, dentre outros possíveis recipientes que podem acumular água. Nós estamos fazendo a nossa parte com o cronograma de carro fumacê e com carro UBV”, resumiu o coordenador da Vigilância, Saulo Paschoaletto, acrescentando que o município não tem caso suspeito de zika, nem de febre amarela.

A partir deste ano, a Secretaria de Saúde optou por mudar a dinâmica do trabalho, setorizando as ações por bairro. E, além do carro fumacê, a equipe vai atuar com o UBV – que é mais eficaz.

Participaram do encontro semanal, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, que dará suporte nos casos mais graves, da Secretaria de Drenagem Urbana e Conservação, além da Secretaria de Comunicação.