Secretaria de Meio Ambiente de Três Rios é destaque em Gestão e resultados

A secretaria nesta semana foi contemplada com o Prêmio Band Cidades, outros 3 prêmios no Governo do Estado e realizou o I Fórum Centro Sul Fluminense de Juventude e Sustentabilidade

O município trirriense sediou na última quinta-feira, dia 09, o I Fórum Centro Sul Fluminense de Juventude e Sustentabilidade. O evento pensado para juventude e autoridades, reuniu representantes de 11 cidades vizinhas, incluindo, Mendes, Areal, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e Seropédica.

Foram debatidas políticas públicas socioambientais, mobilizando a participação dos jovens nos espaços de discussão juntamente com as organizações presentes e lideranças. Dentre os temas abordados estão: juventude e educação ambiental; ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) como instrumentos na solução dos problemas regionais e protagonismo jovem na construção das políticas públicas socioambientais.

Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Três Rios (Semmas), o o fórum teve apoio também da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro (Seas) e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas.

“Reunir a juventude e lideranças para discutir meio ambiente e sustentabilidade é o caminho para juntos traçarmos políticas públicas de preservação efetivas. O município trirriense está avançando neste segmento e fico feliz quando vejo jovens reunidos e preocupados com ações de sustentabilidade”, disse o vice-prefeito Professor Jacqueson.

Na terça-feira, dia 07, o município de Três Rios esteve representado pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Vila Verde, o subsecretário, Diego Oliveira e Amanda Braga, na Premiação Gestão Ambiental Municipal Ciclo 2023 – ano fiscal 2024 pelo ICMS Ecológico 2023. Realizado no Palácio da Guanabara, o evento reuniu secretários municipais de Meio Ambiente que tiveram o trabalho em destaque durante o ano.

Das categorias premiadas, o município trirriense destacou-se em três: terceiro lugar em sistema de meio ambiente; terceiro lugar em resíduos sólidos (coleta seletiva, dentre outros mecanismos); e quinto lugar no indicador vazador de lixo, ou seja, município que cuida do lixão.

“Neste último quesito, dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, apenas sete fazem essa remediação. Três Rios ocupa o quinto lugar. Esta é a segunda premiação que participamos esta semana, representando o prefeito Joa e o município trirriense e, que coloca a nossa cidade em visibilidade diante do trabalho que estamos realizamos nesta gestão”, disse o secretário de meio ambiente.

Além de representantes das cidades premiadas, participaram do evento o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; o presidente do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Philipe Campello.

Só para constar: o ICMS Ecológico é incentivo tributário estadual às políticas públicas de conservação ambiental desenvolvidas pelos municípios. Quanto mais ações, o município recebe uma proporção maior do ICMS.