Prefeitura de Três Rios elabora ações para tornar cidade mais acessível

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação, tem desenvolvido uma série de ações para garantir que a cidade e seus espaços públicos sejam mais acessíveis e inclusivos para as pessoas com deficiências físicas e mobilidade reduzida.

“A cidade pertence a todos nós e ninguém deve sentir que as ruas, calçadas e demais espaços públicos não foram feitos para si. Garantir políticas que assegurem os direitos e a qualidade de vida das pessoas com deficiência deve ser um compromisso de todos. Estamos trabalhando para que todas as pessoas tenham acesso e se sintam pertencentes aos espaços que são delas”, disse o Prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio – o Joa.

Nesse sentido, no decorrer do último mês, foram realizadas obras na sede da PMTR para adequação do prédio governamental de acordo com as normas de acessibilidade. No local, foi instalada uma plataforma hidráulica elevatória, que garante o acesso de toda a população ao primeiro piso da edificação. Uma nova rampa de acesso interno, com saída para o estacionamento, também foi construída.

Outra realização da administração municipal em prol da mobilidade de todos e todas é o projeto de calçadas acessíveis, desenvolvido em parceria com a Firjan. A iniciativa consiste na criação de um manual de acessibilidade, no mapeamento das calçadas irregulares e na notificação dos proprietários dos imóveis, além da assistência e acompanhamento técnico e normativo para a correta execução das melhorias.

Através destas ações, até o momento, cerca de 20 mil metros quadrados de novas calçadas com pisos táteis, de alerta e direcionamento, e rampas de acesso já foram construídas na cidade, em uma cooperação entre a população e o poder público municipal.

Buscando mais desenvolvimento social, inclusão e respeito a todos os cidadãos, os primeiros brinquedos adaptados para crianças com deficiência física serão instalados em Três Rios, na Praça Arsonval Macedo – a Praça de Esportes e Cultura –, na Vila Isabel. Para o secretário de Obras, Ricardo Monteiro, a compra desses aparelhos representa um passo em direção a uma cidade mais inclusiva. “Investir em acessibilidade é pensar em todos. Nós, enquanto sociedade, temos o dever de buscar a inclusão de todas as pessoas, e esse trabalho começa desde a infância”, enfatizou.