Prefeitura realiza reunião sobre segurança nas escolas

Na manhã desta quarta-feira (12) foi realizada uma reunião na secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Três Rios para tratar de providências, em âmbito municipal, sobre a segurança nas escolas públicas do município.

O evento foi motivado pela onda de informações dando conta dos riscos de violência que estão assombrando a sociedade desde o ataque à escola de Blumenau, em Santa Catarina.

Estiveram presentes mais de 50 representantes da rede de ensino e de autoridades da segurança pública, como o Tenente Coronel do 38º Batalhão, Júlio Cezar, e os Secretários Bernardo Goytacazes (Educação, Ciência e Tecnologia) e Luiz Fernando (Ordem Pública e Políticas de Segurança), além do prefeito Joa.

O tenente-coronel da Polícia Militar, Júlio Cezar, informou que as ações da Patrulha Escolar, juntamente com as rondas efetuadas por agentes da Guarda Civil Municipal, serão reforçadas adequadamente para o atual momento com maior participação da PM e que as atividades de investigação não têm demonstrado, até o momento, indícios de alterações na normalidade escolar.

No intuito de reforçar as ações propostas pelo representante da Polícia Militar, o prefeito Joa informou que o poder público municipal vai aumentar a segurança dentro dos ambientes escolares.

“Já tínhamos essa preocupação com a segurança de todos os nossos alunos e profissionais da educação. Os últimos acontecimentos ocorridos no país fizeram com que nós, homens públicos, sejamos ágeis no atendimento das demandas de segurança nas escolas. Vamos contratar porteiros e investir para que tenhamos protocolos mais rígidos de segurança na Rede Municipal de Ensino”, comentou Joa durante a reunião.

Para o secretário Bernardo Goytacazes, a reunião foi muito importante, tendo em vista que todos os presentes puderam ter informações seguras sobre as ações e medidas administrativas de segurança que os gestores do município estão tomando.

“O momento requer atitude objetiva e responsabilidade. As ações mais efetivas das rondas escolares, aliadas ao controle mais efetivo de entrada nas escolas, passando pelos detectores de metal, que vamos adquirir, vão possibilitar que tenhamos um protocolo de segurança que permita um ambiente mais seguro aos nossos alunos e tranquilidade à comunidade”, pontuou o secretário.