Prefeitura realiza ação de combate às drogas nas escolas municipais

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, realizou na última semana ações de prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, com alunos da Escola Municipal Américo Silva.

A atividade, desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola, contou com a equipe da Ronda Escolar, da Guarda Municipal de Três Rios, que alertou os estudantes sobre os prejuízos associados ao abuso e à dependência de substâncias psicoativas.

A ação é importante, dado os números preocupantes da última Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares (PeNSE), realizada em 2019. A pesquisa revelou que entre os jovens brasileiros em idade escolar há prevalência de uso de tabaco 21%; do uso de álcool, 63,2%; e da experimentação de drogas, 12,1%, por pelo menos uma vez.

Neste sentido, segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Juliana Diniz, “a equipe investe em abordagens práticas nos postos de saúde dos municípios e também nas escolas, envolvendo e preparando os estudantes quanto aos riscos do uso de drogas psicoativas”.