Prefeitura inicia programa de coleta seletiva em Três Rios

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, deu início aos testes para adequação e melhoria da coleta seletiva no município.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Recicleiros, que oferece assessoria técnica para o desenvolvimento do Plano de Coleta Seletiva em municípios brasileiros.

Três foi selecionada a partir de um edital aberto em 2019 pelo instituto paulista. Participaram da seletiva mais de mil cidades do país, dentre as quais 16 foram contempladas.

Além da coletiva seletiva, a parceria prevê a modernização e ampliação da cooperativa de reciclagem já existente na cidade, acompanhamento técnico, capacitação dos trabalhadores da cooperativa, beneficiamento e destinação do material reciclável.

A coleta seletiva, que abrange diversas localidades da cidade, acontece inicialmente às quartas e quintas-feiras, sempre pela manhã, de acordo com o seguinte cronograma:

Quartas-feiras: Boa União, Cantagalo, Cidade Nova, Jardim Primavera, Mirante Sul, Mutirão, Portão Vermelho, Santa Rosa, Santa Terezinha e Vila Estrela.

Quintas-feiras: Alto Purys, Barros Franco, Caixa D’água, Condomínio Recanto do Lago, Edifício Monte Carlo, Ilha di Capri, Jaqueira, Monte Castelo, Palmital, Baixo Purys, Residencial Acácias, Residencial Alta Ville, Edifício Eucaliptos, Residencial Vila Flora, Vila Nova I, Santa Cecília e Vale da Esperança.

Como separar o lixo doméstico?

Para contribuir no processo de coleta seletiva, é preciso que os moradores façam a separação adequada do lixo.

A principal orientação é não misturar recicláveis com orgânicos, como sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Plásticos, vidros, metais e papéis devem ser colocados em sacos separados.

É ideal também lavar as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico, secando-os antes de depositá-los nos coletores. Papéis devem ser descartados ainda secos — podem ser dobrados, mas não amassados.

Vidros quebrados e outros materiais cortantes devem ser embalados em papel grosso (em jornais, por exemplo) ou colocados em uma caixa, para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.