A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na noite de quarta-feira (15) a segunda edição da Roda de Conversa para Mulheres. O encontro, conduzido pelo secretário Pedro Brasil e a subsecretária Claudilene Pereira, reuniu dezenas de mulheres no Teatro Celso Peçanha.
Durante o evento foram abordadas importantes pautas, como os direitos das mulheres, representatividade, preconceito, desafios e superações. Participaram da roda de conversa a juíza da Comarca de Três Rios, Dra. Elen de Freitas, a presidente da OAB, Márcia Piaz, a primeira-dama Simone Medina, a advogada e Miss Cadeirante Lú Rufino, a ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cristiane Lamarão, a ex-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Caroline Araújo, a vereadora Ana Clara Araújo, a representante da Pastoral Afro Trirriense, do Comstri e do Comamtri, Teresa Alexandre, a coordenadora do CEAM, Fabiana Lapa, a chefe de gabinete da Prefeitura, Flávia Batista, e a cabelereira, maquiadora e artesã Ronalda Hair.
Um dos momentos de mais emoção da roda de conversa foi quando a convidada Lú Rufino compartilhou sua história de vida. “Sou uma mulher periférica, carioca, casada, mãe, preta, cadeirante, que, ao ser abençoada com a cadeira de rodas, a usei a meu favor para ganhar bolsa de estudo em faculdades, para chamar a atenção da minha beleza e me transformar na Miss cadeirante e transformar a minha vida e a de muitas mulheres que ouvem a minha história. Sou uma mulher desse século que vive à frente do seu tempo, aprendendo a ser forte com a dor de ter sido vítima de violência doméstica e a transformar em resiliência. Aprendi que a vida deve ser vivida intensamente. E que o primeiro amor de uma mulher deve ser o amor próprio”, disse.
A noite contou também com apresentação do Coral Municipal de Três Rios, das cantoras Vitória Oliveira, Eveline Cerqueira e Patrícia D’saints e da dançarina Karen Cerqueira.