Prefeitura inaugura Estação de Memórias, na Casa de Pedra

A Prefeitura de Três Rios, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Cultura e Turismo, inaugurou nesta terça-feira (7) a Estação de Memórias, na Casa de Pedra.

O projeto, desenvolvido em conjunto com a VLI — administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) — e a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), tem o objetivo de preservar a memória ferroviária, que faz parte do patrimônio material e imaterial do município.

O evento teve participação musical do trio Renato Esttrada e Família — do qual o líder, Renato, já foi operador ferroviário —, e presença da representante da ONG Amigos do Trem, Cyntia Nascimento, da gerente-geral de sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, do secretário de Educação, Bernardo Goytacazes, da secretária de Turismo, Flávia Batista, e do prefeito Joa.

A Estação de Memórias é composta por um acervo público com fotografias, imagens, objetos históricos e documentos diversos, obtido a partir de uma extensa pesquisa realizada em Três Rios e disponível para visita na Casa de Pedra, espaço onde funcionava a estação de carga e descarga da extinta Estrada de Ferro Leopoldina Railway.

“Dentre as prioridades do nosso governo, está o incentivo à cultura e à memória de nossa cidade. Honrar o nosso povo passa, sem dúvidas, pela necessidade de preservar sua história. Por isso, estamos felizes em inaugurar o fruto dessa parceria tão importante para o nosso município, que tem a raiz do seu desenvolvimento na ferrovia”, comentou Joa.

O prefeito recebeu da VLI, representada pela gerente-geral de sustentabilidade, Francielle Pedrosa, a réplica de um vagão, em agradecimento pela parceria da Prefeitura de Três Rios no desenvolvimento do projeto. A Estação de Memórias faz parte de uma série de iniciativas do município na retomada do polo ferroviário trirriense.

Dentre os projetos, está o trem turístico ‘Rio-Minas’, que prevê um trajeto de 168 km entre Três Rios, no RJ, e Cataguases, em MG — passando por Sapucaia, também no RJ, e outras seis cidades mineiras: Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases. A iniciativa tem como responsável a ONG Amigos do Trem e teve apoio importante do Grupo Mil.

O trem Rio-Minas deverá contar com 4 locomotivas, 15 carros de passageiros e um carro-restaurante, podendo levar até 873 pessoas por viagem. A previsão é que mais de 250 mil turistas façam o passeio por ano. Na primeira fase de implantação, o trem deverá funcionar em um percurso de 37 km, passando por Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ).