Prefeitura entrega reforma da UBS do Habitat na próxima segunda, 6/03

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, inaugurará na próxima segunda-feira (6) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Habitat. O equipamento, que passou por obras estruturais, de melhoria no dimensionamento das áreas externas e internas, possibilitará mais segurança e conforto para os mais de 5 mil procedimentos que realiza mensalmente.

A reforma da UBS, que é a sexta unidade que passa por uma reestruturação em menos de um ano, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios, a Suprema. A partir da cessão onerosa de um terreno do município à Faculdade, ficaram definidas como compensação reformas em diversas UBSs da cidade. O acordo ainda vai possibilitar a construção de um ambulatório médico ao lado da faculdade.

Segundo o prefeito Joa, a reforma da UBS do Habitat faz parte de um conjunto de ações na Saúde que já possibilitou mais de 25 obras e se expande por toda a estrutura. “A população do Habitat merece serviços de saúde que tenham uma estrutura compatível com as mais de 600 famílias do bairro. Por isso, tenho dedicado atenção especial na busca de investimentos para que os moradores do bairro e a população trirriense possam ter melhores serviços de saúde”, disse o prefeito.

Qual o papel e utilidade de uma UBS?

As UBSs têm o objetivo de atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nelas, é possível receber curativos, fazer inalações, obter tratamentos básicos em pediatria e odontologia, tomar vacinas e receber algumas medicações de forma gratuita.