Prefeitura entrega novas balanças pediátricas a UBSs

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, entregou na última terça-feira (28) um lote de 20 novas balanças pediátricas a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Os equipamentos serão utilizados no acompanhamento de crianças com até 16kg.

As balanças são importantes para garantir dados mais precisos e facilitar a realização de relatórios dos beneficiários do Programa Bolsa Família e do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) nos serviços de saúde da Atenção Básica. Podem também solucionar eventuais necessidades locais de saúde, dentro da perspectiva da construção de uma vida saudável para a população desde as fases iniciais da vida.

Receberam os equipamentos as UBSs do Barros Franco, Bemposta, Centro, Habitat, Jaqueira, JK, Mirante Sul, Monte Castelo, Morro Dos Caetanos, Moura Brasil, Pátio Da Estação, Pilões, Ponto Azul, Portão Vermelho, além da Área Técnica de Alimentação (ATAN) e da Saúde da Criança. As UBSs da Vila Nova e da Cidade Nova receberão novas balanças assim que forem reinauguradas.

“Além do aferimento de peso, a importância das balanças se prolonga também na prevenção a possíveis problemas de saúde que podem ser evitados por um acompanhamento nutricional em dia”, comentou a coordenadora do programa Saúde na Escola, Juliana Muniz. A coordenadora lembrou ainda que as balanças foram alocadas de acordo com a necessidade de cada localidade.