Vigilância Sanitária realiza capacitação em escolas municipais

Projeto ‘VISA Presente’ oferece treinamento higiênico-sanitário para merendeiras e auxiliares

A Vigilância Sanitária (VISA) de Três Rios, por meio do projeto VISA Presente, iniciou nesta quinta-feira (9) uma série de capacitações higiênico-sanitárias para merendeiras e auxiliares de serviços gerais das escolas e creches da rede municipal de ensino.

A capacitação tem como objetivo colaborar com a atuação desses profissionais, ampliando o conhecimento das equipes que trabalham na cozinha e na limpeza quanto à gestão, armazenamento e manuseio de alimentos, de modo a reforçar a segurança alimentar nas escolas.

A produção inadequada das refeições nas escolas pode resultar em alimentos impróprios para o consumo dos alunos, que ficam expostos a Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), responsáveis por inúmeras intercorrências clínicas, que podem ocasionar faltas às aulas e gastos com saúde pública.

O cronograma das capacitações prevê visitas a grupos de três escolas por vez e deve se estender até abril. No primeiro dia, a equipe da VISA esteve nas E.M. Professor Hermelindo Alves Rosmaninho, na Ponte das Graças, E. M. Modesta Sola, no Triângulo, e na E.M. São João Batista, no Caixa D’água.

A capacitação foi conduzida pela coordenadora da área da saúde da VISA de Três Rios, Daniele Faria Daher, pelo coordenador da área de alimentos da VISA de Três Rios, Luiz Felipe Leal, e pelo médico veterinário da VISA de Três Rios, Rodrigo Aguiar de Almeida.