A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, sediou nesta quarta (25) uma reunião entre produtores rurais, secretários municipais da região, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e técnicos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Participaram da reunião os secretários de Agricultura de Três Rios, Areal e Paraíba do Sul, que discutiram a implantação de planta piloto de uma fábrica de fécula de mandioca em Areal, indicada a partir de uma emenda parlamentar do senador Carlos Portinho (PL).
As plantas pilotos ajudam a identificar se determinados processos idealizados são técnica e economicamente viáveis. Elas permitem que, através do desenvolvimento em pequena escala de um processo industrial, sejam identificadas partes críticas do sistema antes da montagem de uma escala maior de produção.
A implantação da planta piloto contribuirá para o fortalecimento dos produtores rurais de Três Rios e dos municípios vizinhos, que poderão, a partir do projeto e suas observações, desenvolver técnicas de cultivo, de manejo e de beneficiamento, além de se tornarem potenciais fornecedores de matéria-prima.