A Prefeitura de Três Rios, por meio das secretarias de Saúde e Educação, estão desenvolvendo o projeto Saúde Mental na Escola. A iniciativa tem o objetivo de identificar possíveis riscos ou quadros vulneráveis que possam contribuir ou desencadear adoecimento psíquico de crianças e adolescentes. As duas primeiras escolas municipais a receberem a equipe da Saúde Mental foram a Maria das Graças Vieira e Alcina de Almeida.
O projeto Saúde Mental na Escola é desenvolvido inicialmente através de roda de conversa que debatem temas importantes com a equipe de profissionais da escola. Posteriormente, as conversas serão estendidas a alunos e familiares. De acordo com o grau de necessidade, os casos serão encaminhados para o Ambulatório Ampliado de Saúde Mental.
A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Três Rios, Ana Paula Oliveira de Azevedo, destacou a importância da iniciativa.
“O projeto para a Educação é de grande importância, principalmente neste período em que estamos retornando às atividades presenciais e buscando parcerias para o atendimento aos nossos alunos que passaram por diferentes situações e que implicam diretamente na aprendizagem dos mesmos”.
A psicóloga Elisa Sá Pinto, da Secretaria de Saúde, falou sobre o início do trabalho: “inicialmente estamos indo conversar com as diretoras, educadores e funcionários das escolas para entender as angústias deles e falar sobre a construção do sujeito nas relações interpessoais”.
A psicóloga também salientou que o momento com a equipe escolar é importante para possibilitar a percepção e a escuta/reconhecimento sobre o lugar de sofrimento em que essas crianças e adolescentes podem estar inseridos
A equipe do Projeto é constituída pelas psicólogas Andrea Zanatta, Elisa Sá, Octavia Barros e a assistente social Thaiane, sob a coordenação de Marise Agostinho.