Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realiza reunião e flexibiliza medidas de segurança em Três Rios

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Três Rios esteve reunido na tarde desta quinta-feira (10), no auditório da Faculdade Suprema. Diante dos dados apresentados e do cenário epidemiológico, por decisão unânime, ficou decidido que o Município seguirá para a Bandeira Verde.

Na ocasião, as autoridades municipais apresentaram um breve relato das condições de contágio desde o surgimento da variante Ômicron. Os dados apresentados demonstraram que, de janeiro até agora, houve queda de mais de 70% de casos positivos de Covid-19, além da redução em 50% de internações no mesmo período.

Outro ponto destacado na reunião foi o número de vacinados na cidade, que mantém números positivos, como os que se relacionam a vacinação de adolescentes e adultos, com 97,35% desse público com o ciclo vacinal completo (primeira e segunda dose). E outros 30% da população já com a dose de reforço.

Os bons números confirmam as medidas corretas que o Executivo Municipal tomou para enfrentar a pandemia. E isso também se confirmou em relação à cobertura vacinal infantil, que já alcançou 75% da população alvo. Esse número foi ratificado pela exposição da  secretária de Educação, Ana Paula, que relatou não haver nenhum caso positivo de covid entre alunos e colaboradores na Rede Municipal de Ensino desde a volta às aulas.

Mesmo com a segurança dos dados apresentados, o Comitê optou por não flexibilizar algumas medidas de segurança e prevenção, não só em relação ao Covid, mas para a saúde pública em si. Assim, o cuidado será mantido atendendo a proposta do Grupo Técnico da Secretaria de Saúde que é de manter a continuidade das ações de higiene das mãos e a utilização do álcool em gel a 70% e manter a utilização das máscaras somente em:

– Hospitais, Clínicas e demais ambientes da Saúde;

– Instituições de Longa Permanência;

– Transporte Público;

– Pacientes Imunossuprimidos; e

– Toda pessoa com sintomas de Gripe;

– Todas as outras atividades voltam ao normal. Inclusive, fica permitido que os cidadãos não utilizem máscaras em locais públicos, abertos e fechados.

*As medidas sairão no próximo decreto, que deve ser publicado até esta sexta-feira (11).

CRÉDITOS DA IMAGEM: FREEPIK