O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Três Rios esteve reunido na tarde desta quinta-feira (10), no auditório da Faculdade Suprema. Diante dos dados apresentados e do cenário epidemiológico, por decisão unânime, ficou decidido que o Município seguirá para a Bandeira Verde.
Na ocasião, as autoridades municipais apresentaram um breve relato das condições de contágio desde o surgimento da variante Ômicron. Os dados apresentados demonstraram que, de janeiro até agora, houve queda de mais de 70% de casos positivos de Covid-19, além da redução em 50% de internações no mesmo período.
Outro ponto destacado na reunião foi o número de vacinados na cidade, que mantém números positivos, como os que se relacionam a vacinação de adolescentes e adultos, com 97,35% desse público com o ciclo vacinal completo (primeira e segunda dose). E outros 30% da população já com a dose de reforço.
Os bons números confirmam as medidas corretas que o Executivo Municipal tomou para enfrentar a pandemia. E isso também se confirmou em relação à cobertura vacinal infantil, que já alcançou 75% da população alvo. Esse número foi ratificado pela exposição da secretária de Educação, Ana Paula, que relatou não haver nenhum caso positivo de covid entre alunos e colaboradores na Rede Municipal de Ensino desde a volta às aulas.
Mesmo com a segurança dos dados apresentados, o Comitê optou por não flexibilizar algumas medidas de segurança e prevenção, não só em relação ao Covid, mas para a saúde pública em si. Assim, o cuidado será mantido atendendo a proposta do Grupo Técnico da Secretaria de Saúde que é de manter a continuidade das ações de higiene das mãos e a utilização do álcool em gel a 70% e manter a utilização das máscaras somente em:
– Hospitais, Clínicas e demais ambientes da Saúde;
– Instituições de Longa Permanência;
– Transporte Público;
– Pacientes Imunossuprimidos; e
– Toda pessoa com sintomas de Gripe;
– Todas as outras atividades voltam ao normal. Inclusive, fica permitido que os cidadãos não utilizem máscaras em locais públicos, abertos e fechados.
*As medidas sairão no próximo decreto, que deve ser publicado até esta sexta-feira (11).
CRÉDITOS DA IMAGEM: FREEPIK