Prefeitura de Três Rios

Três Rios inicia vacinação infantil contra a Covid-19

Por Gabriel Ferreira

Três Rios deu mais um passo importante no combate à Covid-19. Isso porque, nesta quarta-feira (19), o Município iniciou a vacinação infantil contra a doença. Nesta etapa, estão sendo imunizadas crianças de 5 a 11 anos com deficiência e/ou comorbidade, seguindo a Nota Técnica 02/2022, do Ministério da Saúde.

O primeiro a receber a dose foi Pedro Lucas, de 10 anos, na Casa do Autista. Ele estava acompanhado da avó, Corina dos Santos Ribeiro. Além do local, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Especiais) e a Luz do Amanhecer distribuíram doses para as crianças nesta quarta-feira (19). 

Outro que também recebeu a vacina foi o pequeno Emannuel Campos do Nascimento, de 5 anos. Ele esteve acompanhado da mãe, Marisa Campos de Moura, que se disse “aliviada” com a imunização. 

Depois da imunização, as crianças receberam um certificado de CORAGEM, entregue pelo Prefeito Joacir Barbaglio (Joa), que comentou sobre a vacinação. 

“Parabenizo toda a equipe da secretaria de Saúde, que está trabalhando incansavelmente na linha de frente contra a COVID 19. Esta ação está acontecendo em nossa cidade e mostra como estamos avançados no quesito vacinação. Estamos numa força tarefa com o bom trabalho das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, mostrando a união de todos nesta batalha”, disse, antes de prosseguir: 

“Fico muito feliz também por começar a vacinação na Casa do Autista, que era um anseio da população e que foi uma conquista de nosso Governo em 2021 e que, desde então, tem trazido uma série de benefícios para as famílias. Isso, claro, graças ao excelente trabalho das secretarias, sobretudo a de Assistência Social, que está à frente do local”. 

AS VACINAS E O CRONOGRAMA  

Como mencionado, na etapa atual, estão sendo imunizadas crianças de 5 a 11 anos com deficiência e/ou comorbidade, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira (19), crianças assistidas pela APAE, Luz do Amanhecer, Associação das Mães de Autistas e Casa do Autista receberam doses da vacina Pfizer, destinadas a esse público. Três Rios recebeu 480 imunizantes para iniciar a vacinação infantil. 

Na sexta-feira (21), Três Rios dará continuidade à imunização de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e/ou deficiência, mas, desta vez, a vacinação será nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Bemposta, Centro, Clínica Família, Boa União, Habitat, Jk, Monte Castelo e Ponto Azul. O horário da atividade será das 13h às 17h. 

Para receberem as doses, os responsáveis deverão apresentar documentos de identificação dos pequenos e laudo médico. 

COMORBIDADES DESCRITAS NO PLANO MUNICIPAL DE OPERACIONALIZAÇÃO

Diabetes mellitus – pneumopatias crônicas graves – hipertensão arterial resistente – hipertensão arterial estágio 3 – hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade – doenças cardiovasculares – insuficiência cardíaca – cor-pulmonale e hipertensão pulmonar – cardiopatia hipertensiva – síndromes coronarianas – valvopatias – miocardiopatias e pericardiopatias – doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas – arritmias cardíacas – cardiopatias congênitas – próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados – doenças cerebrovasculares – doença renal crônica – imunossuprimidos – anemia falciforme – obesidade mórbida (IMC≥40) – síndrome de down

Fotos: SeCom e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content