Prefeitura de Três Rios

Vigilância em Saúde Ambiental de Três Rios alerta para cuidados com a Dengue, a Zika e a Chikungunya

“Conscientização e o cuidado constante são as principais maneiras de enfrentar a dengue”. É com esse pensamento que a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental de Três Rios faz um alerta sobre os elevados índices de infestação para a cidade. Esses dados foram extraídos do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 18 e 22 de outubro de 2021, que identificou os depósitos móveis (lixo, sucatas e entulhos), como os principais criadouros para esse vetor, devido ao acúmulo de água das chuvas.

A dengue é uma doença viral com sintomas que variam entre febre, indisposição, dores nos músculos e atrás dos olhos. Entre cinco a sete dias após o primeiro sintoma, a temperatura e os incômodos vão desaparecendo, mas o cansaço pode persistir. 

Por isso que se informar sobre as causas e riscos dessa infecção é fundamental durante a pandemia de COVID-19 para evitar a presença de mais um agravante diante do cenário em que vivemos. Segundo o coordenador Saulo Paschoaletto, “a temporada de chuvas e altas temperaturas já começou, trazendo com ela os perigos da circulação das arboviroses: dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outras”. 

Saulo Paschoaletto ainda ressaltou que é preciso manter os cuidados com a COVID-19 e incluir, na nossa rotina, atitudes para prevenir a proliferação do mosquito. A melhor forma de prevenir é não deixar a água acumular, impedindo a formação dos focos do mosquito.

A localização e o telefone da Vigilância Sanitária: Rua Pastor Paulo José, nº 02, Vila Isabel, Três Rios. Telefone para contato: (24) 2255-7195

Seguem algumas dicas de prevenção contra a dengue

– Tapar os tonéis e caixas d’água

– Manter calhas sempre limpas

– Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo

– Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de de plantas com areia

– Tapar as lixeiras

– Limpar os ralos e colocar tela

– Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content