Prefeitura de Três Rios e Firjan preparam o município para receber a tecnologia 5G

A Prefeitura de Três Rios segue em busca de trazer melhorias para o município. Desta vez os olhares do Governo estão voltados para a tecnologia 5G, que trará uma série de benefícios para a população, garantindo mais eficiência aos processos produtivos. Com o 5G, a perspectiva é que a velocidade de produção aumente de 15% a 20% e, desta forma, o município trabalha para ser atrativo à geração de novos empreendimentos, agregando mais um diferencial logístico.

Para o Secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Márcio Assis, o 5G permitirá o desenvolvimento de uma logística inteligente, possibilitando o avanço industrial conhecido como Indústria 4.0.

“Nesse tipo de Indústria, há um aumento da capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, metalmecânica e vestuário. Permitindo a conexão das diversas etapas da cadeia de valor, do desenvolvimento de novos produtos, projetos, produção, até o pós-venda”.

O Prefeito Joa ressaltou a abertura de seu Governo para trazer melhorias que agreguem a vida da população trirriense e salientou as possibilidades mercadológicas que os avanços da nova tecnologia podem trazer ao município.

Vale destacar que o Estado do Rio foi pioneiro na aprovação da Lei nº 9.151/20, que instituiu o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel, transformando a melhoria da infraestrutura de redes com banda larga de qualidade num dos temas do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio 2016-2025, agenda construída pela Firjan.

Importante mencionar, ainda, que, a partir desta quinta (4), ocorre no Brasil o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) da tecnologia 5G. A previsão é que a atividade dure até sexta-feira (5). No leilão, são oferecidos lotes em quatro faixas de frequência: 700 MHz (megahertz); 2,3 GHz (gigahertz); 3,5 GHz; e 26 GHz.