Prefeitura de Três Rios

Três Rios reúne grandes nomes da assistência social estadual e nacional em 13ª Conferência Municipal


A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizaram nesta quarta-feira (28) a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.


Com o tema “Assistência Social: Direto do Povo e Dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o evento contou com a presença de grandes nomes da assistência social, como o deputado estadual, Bruno Dauaire; o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Matheus Quintal; a subsecretária estadual de Gestão do SUAS, Aline Inglez; a subsecretária estadual de Políticas para Mulheres, Dra Glória Heloiza; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Caroline Araújo; a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Elaine Medeiros; a coordenadora da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do SUAS/ Alerj, Nelma Azeredo; a assessora parlamentar da Alerj, Diane Arrais; a assessora da Secretaria na Casa Civil do governo do Estado; Andrea Baptista; a assessora técnica na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Paula Salomão; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Letícia Prata.


O secretário de Assistência Social de Três Rios, Pedro Brasil, abriu o evento destacando a importância da reformulação das políticas públicas de assistência social, oferecendo dignidade a quem delas precisar. “Através da conferência e da discussão dos eixos, criamos um grande espaço de avaliação, reflexão e crítica entre profissionais do SUAS e membros da sociedade civil. Precisamos avançar no cofinanciamento estadual e federal, com maior autonomia financeira para os municípios executarem as ações”, disse Pedro Brasil.


Quem também destacou a importância da conferência foi o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Matheus Quintal. “Fico feliz de poder contribuir no avanço das pautas do município de Três Rios, uma cidade que é referência no estado do Rio de Janeiro. Daqui sairão excelentes deliberações para o avanço e fortalecimento da política de assistência social”.


Um dos destaques da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Três Rios foi a palestra magna com a assistente social e especialista em gestão pública, Nelma de Azeredo. A consultora de políticas sociais é referência na área, já tendo exercido os cargos de secretária nacional de Assistência Social e subsecretária de Estado.
“Agradeço ao prefeito Joacir Barbaglio e ao secretário Pedro Brasil pela percepção da importância da Assistência Social. A paixão, a garra e o compromisso que percebemos no Pedro Brasil na implementação das políticas públicas me fizeram vir a esse evento, mesmo eu já estando aposentada e não participando mais de conferências. É uma grande emoção estar aqui”, destacou Nelma de Azeredo.


Quem também palestrou no evento foram as assistentes sociais Andrea Baptista e Diane Arrais. “Três Rios está despontando na política de assistência social no Sul Fluminense com um exemplo de gestão que tem feito a diferença no estado do Rio. Aqui há construção de política pública de verdade”, declarou Diana Arrais.
Após as palestras, foram formados cinco grupos para a discussão dos eixos da conferência com a elaboração e aprovação das deliberações que serão enviadas à Conferência Estadual de Assistência Social.


O prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio, que também participou da conferência, destacou o empenho do município em fortalecer políticas que atendam os cidadãos que mais necessitam. “Na assistência social, temos uma equipe técnica, comprometida em atender ao povo, fazer mais e melhor para a população trirriense, principalmente para os menos favorecidos. Essa é a nossa missão”.


Participaram ainda do evento o vice-prefeito Jacqueson Lima; a subsecretária de Assistência Social, Claudilene Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores, Ercules Monteiro; além dos vereadores Ana Clara Araújo, Gustavo Carvalho, Jaqueline Costa e Telmo Cardoso.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content