Prefeitura de Três Rios

Três Rios passa a ser a 1ª cidade da região a inaugurar o CEAM

Centro de Especializado de Atendimento à Mulher passa a ofertar atendimentos psicológicos e jurídicos 

A cidade de Três Rios passa a ser a pioneira em ter à disposição de todas as mulheres um local que, além do acolhimento, traz o encorajamento de buscar a assistência com profissionais capacitados no acolhimento às mulheres vítimas de violência sexual, moral, entre outras. Trata-se do CEAM, Centro de Atendimento à Mulher, inaugurado na manhã desta segunda-feira, na Rua Dr. Vasconcelos no Centro, onde irá funcionar. Com isso, Três Rios passa a ser o primeiro município da Região Centro Sul-Fluminense a receber o CEAM, já que os demais estão localizados nas cidades de Natividade, Queimados, Itaguaí e Japeri. 

O local oferece uma estrutura essencial de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, com o intuito de promover a ruptura da situação de violência com atendimentos (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação) à mulher em situação de violência. 

 Pedro Henrique Brasil, Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, falou dessa importante conquista para Três Rios e do compromisso do Prefeito Joacir Barbaglio (Joa) com os menos favorecidos, com uma política de assistência social que funciona e traz resultados para a população.

“Quando nosso Prefeito Joa me fez o convite para estar à frente da Secretaria de Assistencial Social e Direitos Humanos, naquele momento, discutimos quais seriam as prioridades do governo. Na ocasião, ele me respondeu: ‘minha prioridade é o povo’. De lá pra cá, muita coisa aconteceu, inclusive feminicídios, e nós enquanto Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, travamos uma luta contra o tempo, precisávamos apertar o passo, ser mais rápidos que os agressores e, após 82 anos de emancipação de Três Rios, às mulheres trirrienses vítimas de violência desta cidade poderão contar com atendimento especializado de assistentes sociais, psicólogas e advogadas; poderão ser acolhidas com dignidade, sigilo e comprometimento, para serem encorajadas e apoiadas e conseguirem sair do ciclo de violência”, falou Pedro Henrique Brasil, durante seu discurso no ato de inauguração. 

O evento seguiu as medidas de segurança sanitária e contou, além da presença do Prefeito Joacir Barbaglio (Joa) e Vice-Prefeito Jacqueson Martins (Professor Jacqueson), com a presença da Juíza Especial Cível e Criminal da Comarca de Três Rios Dra. Elen de Freitas Barbosa; do Presidente da Câmara de Vereadores, Ércules Rodrigues Monteiro – Erquinho Professor; e dos demais parlamentares trirrienses, Ana Clara Araújo, Anderson Bento de Medeiros (Anderson Muriçoca), Antônio Carlos Canavez Coelho (Tonico Coelho), Jaqueline Costa e Jonas Mascarenhas Macedo (Jonas Dico); da Subsecretária de Estado de Assistência Social, Diane Arraz, e de representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social e da Mulher e demais pastas do governo municipal. 

O Prefeito Joacir Barbaglio (Joa) reforçou mais uma vez em seu discurso a obrigação que todos em sua gestão tem que ter com o cidadão, além da boa relação entre os poderes executivo, legislativo e judiciário. 

“Hoje estamos dando um passo importante que dará mais dignidade à mulher trirriense. O CEAM irá exercer o papel de articular serviços que integram a rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, em função da violência. Através da parceria com os poderes Legislativo e Judiciário, na pessoa da Excelentíssima Juíza Dra. Elen Freitas Barbosa, temos mais um braço forte que irá acolher e dar segurança psicológica e jurídica. Vamos continuar fazendo mais, e não só mais, vamos fazer o melhor para população. Esse é o nosso governo, construindo o futuro, hoje”, finalizou Joa, em seu discurso antes do descerramento da placa de inauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content