Prefeito Joa realiza reunião com Presidente do Instituto Niemeyer

O Prefeito Joacir Barbaglio (Joa), juntamente com os Secretários Bernardo Goytacazes – Planejamento, Projetos e Integração; Ricardo Monteiro – Obras e Habitação; e João Luiz Aguiar – Cultura e Turismo, se reuniu com o arquiteto, urbanista e designer Paulo Niemeyer. Na pauta do encontro, foram discutidos temas de planejamento, reurbanização, além da expansão e valorização dos pontos turísticos de Três Rios.

Paulo Niemeyer falou sobre as potencialidades da cidade e de como o instituto pode transformar a forma de fazer turismo em Três Rios.

“A cidade de Três Rios é linda. Para mim é um prazer estar aqui. Fiquei impressionado com a qualidade e a modernidade que são latentes no Município. Nesta reunião, fiquei surpreso de como a equipe é coesa, como as secretarias conversam, como o Prefeito e os Secretários estão empenhados em transformar Três Rios em uma cidade melhor”, comentou sobre as primeiras impressões.

Criado em 2010, o Instituto Niemeyer, além do objetivo principal de preservar o legado deixado pelo conceituado arquiteto Oscar Niemeyer, vem ampliando através de convênios com as prefeituras, parcerias com projetos de reurbanização, ampliando o impacto das soluções que fazem parte da agenda urbana e social, respeitando as características de cada cidade.

“Todas as cidades que o instituto visita, sentimos nos gestores uma ânsia muito grande pela modernização, mas essa modernização sempre temos que prestar a atenção para a história da cidade, para a sua cultura; que passa pelo valor histórico e natural que agregam e dão pertencimento à própria população. Quando cheguei em Três Rios e passei pela Avenida Beira Rio (Alberto Lavinas) que tem um história diferente de vários outros municípios, e por isso eu visualizei uma Veneza, uma Paris com o rio Sena, e podemos revitalizar o rio Paraíba do Sul e fazer dele um grande atrativo turístico com parques, matas, e decks ao longo do leito do rio, com passeios que irão gerar um atrativo a mais para Três Rios”, vislumbrou Paulo Niemeyer.

Para o Prefeito Joa, a visita técnica do bisneto de um dos mais premiados arquitetos da história do Brasil, Paulo Sérgio Niemeyer, é o início do projeto da cidade de Três Rios para os próximos 50 anos.

“Foi uma reunião muito produtiva com o Presidente do Instituto Niemeyer, estamos abertos a conversar e projetar nossa cidade para o futuro, que começa hoje. Vamos buscar sempre o melhor para o cidadão, sempre fazer mais por Três Rios, e hoje iniciamos possíveis tratativas que irão deixar um legado para a nossa população”, disse Joa, durante o encontro.

Além do Prefeito Joa e dos secretários, participaram também da reunião: Alexandre Tompson, Diretor de Projetos do Instituto; Professor Flávio, Vereador de Três Rios e Bruno Barbosa, Presidente do Partido Político Solidariedade.