Firjan e Prefeitura de Três Rios firmam parceria para simplificar processos de licenciamento de obras

Nesta quinta-feira (19/5), a Firjan e a Prefeitura de Três Rios firmaram parceria para o “Licença 4.0”, um projeto inédito no estado que tem como objetivo analisar e identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento de obras, a fim de simplificar as etapas e a redução dos prazos de tramitação. O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o Prefeito de Três Rios, Joa, participaram da cerimônia de assinatura do convênio.

Três Rios será a cidade piloto deste projeto, e a expectativa é que o programa seja implementado em outras regiões do estado.

“O intuito deste projeto é alavancar o crescimento do setor da construção civil, contribuindo assim para a geração de emprego e renda na região”, declarou Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, que também esteve presente na ocasião.

Na primeira fase do programa, que foi iniciada esta semana, a equipe técnica da Firjan, em parceria com a Secretaria de Obras, vai mapear o fluxo de valor dos processos no estado atual. Em seguida, serão propostas melhorias para dar mais celeridade a todas as etapas envolvendo o licenciamento de obras e construções nas suas diversas modalidades e tipologias construtivas.

“O Licença 4.0 será um facilitador para o setor e servirá de modelo de gestão”, afirmou Waldir dos Santos Júnior, vice-presidente da Firjan Centro-Sul Fluminense e presidente do Sindicom-TR, sindicato este que representa as indústrias de Construção Civil e Mobiliário localizadas no município de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e São José do Vale do Rio Preto. Com atuação focada no fortalecimento desses segmentos, o sindicato busca a identificação de gargalos para sua competitividade com objetivo de propor soluções junto aos órgãos competentes.

Para o Presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Professor Erquinho, esta parceria vai gerar muitos frutos e facilitar a geração de emprego e renda.

“Eu como professor desta casa, que é o SENAI, ajudei a formar muitas destas gerações, e sei que este caminho é um dos melhores para a geração de emprego e renda. Aproveito para colocar a Casa do Legislativo, a qual tenho a oportunidade de presidir, a disposição, para contribuir sempre que precisar”, completou Erquinho.

O prefeito de Três Rios, Joa, destacou que implementar novos métodos de gestão é fundamental.

“Nós queremos dar agilidade aos processos para fazer cada vez mais e melhor pelo desenvolvimento de nosso município”, observou.

O protocolo foi assinado durante a reunião do conselho empresarial da Firjan Centro-Sul Fluminense e também contou com a presença do presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Jr.; do secretário de Obras de Três Rios, Ricardo Monteiro, do Secretário de Indústria e Comércio, Márcio Assis, da Secretária de Fazenda, Caroline Gorito, do Presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Professor Erquinho, além de empresários membros do conselho.

INAUGURAÇÃO FABLAB

Na ocasião, foi inaugurado o FABLAB, um ambiente pensado para estimular a inovação e focado na fabricação digital. O ambiente de manufatura digital é preparado para todo o processo de criação, desde a ideia ao desenvolvimento do protótipo, passando por todas as etapas até chegar à avaliação do resultado. Além de aprender na prática, os alunos absorvem o conhecimento para a elaboração de documentações técnicas dos projetos.