Prefeitura de Três Rios inaugura a Casa do Autista

“O choro das mães por falta de atendimento chegou ao fim. Essas mães e seus filhos terão dignidade”, declarou o prefeito Joa

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, inaugurou nesta quinta-feira (28) o Centro de Referência Especializado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, um espaço de garantia de direitos para as pessoas com autismo. 

A Casa do Autista conta com uma equipe multidisciplinar responsável pelo acolhimento dessas pessoas, acompanhamento, fortalecimento de vínculos e possíveis encaminhamentos, exercendo um trabalho integrado entre Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Centro Especializado em Reabilitação (CER). O local conta com Espaço Multisensorial, Salas de atendimento Multidisciplinar, Espaço de Convivência e Espaço do Movimento.

Durante a inauguração, a vice-presidente da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Três Rios, Sandra Viana, emocionou-se ao falar sobre a Casa do Autista. “Há muitos anos lutamos pela causa autista. Hoje é um sonho realizado nesse lugar. O amparo, o carinho, o acolhimento. É uma grande conquista. Agradeço ao prefeito Joa, ao secretário Pedro Brasil e à subsecretária Claudilene Pereira pelo olhar para o autismo”.  

O prefeito Joacir Barbaglio, que fez questão que as mães descerrassem a placa de inauguração, falou sobre a importante conquista. “A Casa do Autista vem a somar com toda a rede de apoio que existe no município. Em janeiro nossa equipe reuniu-se com as mães que por muitos anos ouviram somente promessas. O choro das mães de autistas por falta de atendimento chegou ao fim. Essas mães e seus filhos terão dignidade”, declarou o prefeito. 

O evento contou também com a presença do vice-prefeito Jacqueson Martins Lima; da primeira-dama Simone Medina; do secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Brasil; da subsecretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudilene Pereira; do subsecretário Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Michel Gonçalves; da secretária de Educação, Ana Paula Oliveira; da secretária de Saúde de Três Rios, Izabel Mendonça; da coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Camile Pereira; do diretor médico, Caio Obeica; da chefe do CEJUSC Três Rios, Luiza Helena Corrêa; da coordenadora do Coegemas, Priscila Fontes; do representante do Sesc, Elvio Kamiyana; da secretária de Assistência Social de Paraíba do Sul, Elaine Cristina; da presidente da Associação Luz do Amanhecer, Rosimar Reis; e dos vereadores Jaqueline Costa, Anderson Muriçoca, Gustavo Carvalho e Ana Clara Araújo. 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content