Prefeitura de Três Rios aumenta vazão da Lagoa do América com ação em parceria com o Governo do Estado

A Prefeitura de Três Rios vem trabalhando muito para combater enchentes e alagamentos no município. Prova disso é que, em parceria com o Governo do Estado, a capacidade de armazenamento de águas pluviais na Lagoa do América, no Bairro Purys, foi aumentada.

E um dos motivos para tal foi a criação da Subsecretaria de Drenagem Urbana, elaborada nesta gestão municipal. A pasta está ligada a Secretaria de Meio Ambiente e tem realizado uma força-tarefa com desobstrução de bueiros, através do caminhão vac-all, e o desassoreamento de rios e córregos, principalmente da Várzea do Otorino e Rua Oito de Maio, no Bairro Caixa D’água.

Segundo informações da Subsecretaria de Drenagem Urbana, antes a lagoa comportava 12 mil e 300 metros quadrados (12.300,00 m²) de água. Agora, com o trabalho iniciado pelo governo com recursos próprios e o retorno do Programa Limpa Rio, a vazão da Lagoa do América comporta 61, 500 mil metros cúbicos (65.000,00 m³).

Importante destacar que cerca de 30 mil metros cúbicos (30.000,00 m³) de resíduos foram retirados de dentro da Lagoa, além de mais 30 metros de manilhas ligando a nova Lagoa do América a um lago seco que servirá de área de armazenamento auxiliar em caso de transbordo ou enchente.

O Prefeito Joa falou desse enfrentamento às enchentes.

“Iniciamos um governo difícil, sem máquinas e com as principais secretarias sem condições de prestar o serviço adequado a população. Além disso, tivemos a fatídica chuva do dia 10 de Janeiro, em que a cidade sofreu bastante. Nossa meta é a cada dia deixar o cidadão tranquilo no período de chuvas. No último final de semana foram 39mm de chuva, e o monitoramento feito pela Defesa Civil apontava 20mm. Graças a Deus e ao nosso trabalho, não tivemos grandes transtornos”, disse Joa.

O Prefeito Joa seguiu e comentou sobre a ação que está sendo realizada no Bairro Pilões.

“Estamos com nossas equipes das Secretarias de Meio Ambiente e homens da Subsecretaria de Drenagem Urbana trabalhando no Bairro Pilões, realizando o desassoreamento do córrego que corta o bairro. No local, máquinas e homens trabalham no aumento da vazão, dando tranquilidade aos moradores”, finalizou Joa.