Covid-19: Três Rios disponibiliza o Swab AG, teste diferencial no combate ao coronavírus

A Prefeitura de Três Rios segue empenhada no combate à Covid-19, com a realização de uma série de ações da Secretaria de Saúde para conter o avanço do coronavírus no município. 

Entre elas, a testagem da população, que tem um papel fundamental dentro desse objetivo. Isso contribui para um diagnóstico precoce e faz uma grande diferença, evitando a disseminação do vírus.  

Sabendo disso, o município oferece três tipos diferentes de testes para identificação dos casos de coronavírus: RT-PCR (secreção respiratória), Teste rápido para sorologia (amostra de sangue) e Swab AG. De acordo com a Secretaria de Saúde, os exames são usados em diferentes momentos evolutivos da doença, seguindo as orientações e protocolos de Órgãos Sanitários federais e estaduais, critérios médicos e especificação dos fabricantes. 

Três Rios foi um dos primeiros municípios do Estado a adotar o teste de Swab AG, disponível desde o dia 15 de maio. Com o exame, o município permite que, através dos serviços de saúde, principalmente, no Centro de Triagem, amostras de swab (cotonete) de nasofaringe sejam coletadas e o resultado seja conhecido em apenas 15 minutos. 

O Swab AG é indicado para pessoas com sintomas ou suspeitas da doença e deve ser realizado a partir do terceiro dia de sintomas. A sensibilidade do teste, em relação aos demais, é de 90%. 

Até o momento, 2.992 exames foram utilizados e 6.058 testes estão no estoque. Os dados são da Secretaria de Saúde. Pela média de utilização de maio até julho, esse quantitativo é suficiente para o restante do ano de 2021. 

Outras frentes 

O Governo Municipal também tem trabalhado em várias frentes para garantir mais segurança à população nesse difícil cenário. Outra atividade é a aceleração da vacinação no município – pessoas a partir de 25 anos estão sendo imunizadas nesta semana -, além do investimento na melhoria dos aparelhos nas unidades de tratamento contra a doença. 

Como prova disso, quatro câmaras frias chegaram em julho deste ano. Os equipamentos fazem parte do Plano de Contingência Municipal, atualizado na atual gestão municipal, para recebimento de imunizantes. A ação foi realizada em parceria com a empresa Furnas e intermediada pelo programa Unidos pela Vacina, em que o município solicitou parceria em abril de 2021 e foi contemplado.

Além disso, novos respiradores chegaram ao município trazidos pelo Ministério da Saúde em janeiro, a pedido do Prefeito Joacir Barbaglio (Joa) ao Deputado Federal Felício Laterça (PSL), ainda no período de transição de governo. 

“É importante que a população continue seguindo as medidas de segurança previstas, como utilização de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos. Devemos estar empenhados para que, o mais rápido possível, possamos seguir nossas vidas com tranquilidade e segurança”, disse o Prefeito Joa. 

O Governo Municipal destaca que a adoção rápida das medidas de restrição, bem como decretos estabelecidos pelo Comitê de Combate ao coronavírus e os protocolos de segurança, colaboraram para que o município mantivesse a atividade econômica e implementasse ações para fomentar a geração de emprego. 

Pelo quinto mês consecutivo,Três Rios registrou saldo positivo na criação de postos de trabalho. O bom resultado é fruto dos 86 novos empregos gerados em junho que,somados aos outros meses do ano, totalizam 734 empregos criados em 2021. Os dados são do Observatório de Trabalho, da Secretaria de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro. 

No Centro Sul-Fluminense, Três Rios superou todas as outras cidades no que se refere à geração de emprego. 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content