Prefeitura de Três Rios

Agosto Lilás: CEAM cria grupo “Florescer Vidas” para mulheres vítimas de violência

A Prefeitura de Três Rios deu início neste mês à campanha Agosto Lilás a fim de conscientizar a população acerca da violência doméstica. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), recentemente inaugurado no município, celebra o movimento com a criação do grupo “Florescer Vidas” para as mulheres atendidas pelo serviço. 

O “Florescer Vidas” tem como objetivo promover o resgate da autoestima, ampliar o conhecimento que elas têm sobre si mesmas e sobre os outros, promover estratégias de resiliência e gestão emocional, fomentar o questionamento das relações de gênero e atuar no enfrentamento à violência através do conceito de que a violência é inaceitável e insustentável em qualquer tipo de relacionamento. 

Neste ano, comemorando 15 anos de sua criação, a Lei Maria da Penha é um marco histórico e de suma importância nesse contexto pois cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, através da criação dos juizados especiais para esses casos e da aplicação de medidas protetivas de urgência, para garantir a proteção da vítima, agindo sempre em consonância com os Direitos Humanos. 

O CEAM é um espaço de acolhimento com acompanhamento psicológico, social e jurídico. São feitos os encaminhamentos aos serviços de rede e, em casos extremos, ao abrigamento. O espaço visa promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar: 

– Atendimento psicológico (individual e grupo): Consiste no atendimento realizado por profissional de Psicologia de forma a tratar possíveis sintomas de depressão e ansiedade crônica; auxiliar na quebra do ciclo da violência e aumentar a autoestima; fornecer técnicas de relaxamento e controle do estresse, de resolução de conflitos e de assertividade. 

– Atendimento social: Consiste no atendimento realizado por profissional de Serviço Social, através da inserção da mulher no mercado de trabalho e programas de transferência de renda, visando sua independência financeira para romper o ciclo de violência. 

 – Atendimento jurídico, de orientação e informação: Consiste no atendimento individualizado com o objetivo de oferecer aconselhamento jurídico e acompanhamento nos atos administrativos de natureza policial e nos procedimentos judiciais, informando e preparando a mulher em situação de violência para participar dessa difícil etapa. 

O CEAM Três Rios está localizado na Rua Doutor Vasconcelos, nº 87, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, de 9h às 17h. Telefone: (24) 22522005.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content