SAÚDE DE TRÊS RIOS PROMOVE AÇÕES SOBRE RISCO DA AUTOMEDICAÇÃO

Hoje, 05 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. E, para conscientizar sobre a data, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Assistência Farmacêutica, vai promover, durante este mês, ações informativas para tratar sobre o risco da automedicação. As atividades vão ocorrer nas UBS – Unidades Básicas da Família – e no Posto de Saúde Central, através de Salas de Espera, e vão abordar a importância do uso racional de medicamentos.

A data é importante para que as pessoas possam se informar e refletir sobre o uso adequado e consciente de remédios. A automedicação, que é vista como uma medida para trazer alívio de sintomas, pode trazer consequências agravantes. Além de poder gerar outras doenças, visto que esta iniciativa pode esconder e manipular alguns sintomas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) entende que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem remédios apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades e por um período adequado.