Prefeitura inicia dragagem das galerias de águas pluviais de Três Rios

Serviço é essencial para combater as enchentes no município 

A Secretaria de Meio Ambiente de Três Rios iniciou hoje, 24, a limpeza das galerias de escoamento de águas pluviais no centro da cidade, onde desemboca toda a água do córrego do bairro Purys. Um caminhão Vac-all retirou sedimentos de dentro das galerias que ligam as Ruas Presidente Vargas, Prefeito Walter Franklin e Maçonaria.

O Secretário de Meio Ambiente, Thiago Vila Verde, citou a importância do serviço e, em tom de lamentação, comentou sobre a falta de manutenção que acabou desencadeando no colapso da rede. 

“Há anos, essas galerias não vêm sofrendo a manutenção preventiva. Então temos sedimentos que estão acumulados durante muito tempo, anos após anos. Fora a sujeira advinda das enxurradas ocasionadas pelas fortes chuvas que vêm carregando material da parte alta da cidade para a parte mais baixa de saída do Rio Paraíba do Sul. Então, todos esses entulhos estavam agarrados em baixo do Vale do Paraíba, fruto de várias e várias cheias e enchentes, e acabaram ficando parados nesse ponto, por uma obstrução natural que o canal já tem”, frisou Vila Verde. 

Com o serviço de dragagem realizado nas galerias, a profundidade das calhas para o escoamento das águas pluviais será maior e, desta forma, os bolsões ocasionados pelas chuvas irão diminuir devido ao aumento natural da vazão d’água. 

Outros serviços

O SAAETRI (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Três Rios) esteve na última terça-feira (23) no bairro Cidade Nova, realizando a manutenção dos coletores de esgoto e de suas respectivas caixas de passagem. 

Foi retirado muito lixo e entulho das caixas de passagem, incluindo até pneus. Todo esse material, descartado de forma inadequada, causa o entupimento da rede, retorno do esgoto para as residências e diversos transtornos para a população.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com