Aedes aegypti

Considerações Sobre a Dengue

Medidas Preventivas

Cronograma Fumacê

Campanha "10 minutos"

Checklist

Contato

As principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Os vírus da dengue, zika e chikungunya são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, e seus sintomas podem ser semelhantes. No entanto, existem algumas diferenças nos sinais e sintomas que podem ajudar a distinguir as doenças:

Dengue: Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos, fadiga e erupções cutâneas. Em casos graves, a dengue pode causar sangramento e choque, o que pode ser fatal.

Zika: Os sintomas da zika incluem febre baixa, erupções cutâneas, conjuntivite, dores de cabeça e musculares, fadiga e dor nas articulações. A maioria das pessoas com zika não apresenta sintomas ou apresenta sintomas leves, mas a infecção durante a gravidez pode levar a má formações congênitas em bebês.

Chikungunya: Os sintomas da chikungunya incluem febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça e fadiga. A dor nas articulações pode ser muito intensa e persistir por semanas ou meses após a infecção.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.

Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, náusea, vômito e erupções cutâneas (manchas avermelhadas na pele).

Não há vacina disponível para a dengue, mas o tratamento pode aliviar os sintomas e prevenir complicações graves. É importante estar bem hidratado e descansar bastante. Se a dengue não for tratada adequadamente, pode levar a complicações graves, como a dengue hemorrágica e a morte.

A melhor maneira de prevenir a dengue é evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Isso pode ser feito eliminando água parada onde o mosquito pode se reproduzir, como em pneus velhos, vasos de plantas ou qualquer recipiente de água. Use repelentes e roupas protetoras quando estiver ao ar livre, especialmente durante o amanhecer e entardecer, quando essa espécie de mosquito está mais ativa.

Alerta: Em caso de suspeita de dengue, fique atento aos sintomas e procure atendimento médico nas unidades básica de saúde (PSFs) mais próximo de sua residência. Também é importante atentar para as orientações recebidas pelos Agentes Endêmicos, no momento da visitação à sua residência.

O mosquito Aedes aegypti, se reproduz em áreas onde há água parada. Abaixo estão listados alguns exemplos dos principais criadouros do mosquito:

Pneus: Pneus velhos que acumulam água da chuva são um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Vasos de plantas: Vasos de plantas com água parada são outro local onde o mosquito pode se reproduzir.

Garrafas e latas: Garrafas e latas abandonadas em áreas abertas, como parques, ruas e em terrenos, podem acumular água da chuva e se tornar criadouros do mosquito.

Caixas d'água: As caixas d'água sem tampa ou com tampa mal colocada são criadouros comuns do mosquito.

Calhas: Calhas de telhado entupidas com folhas e sujeira podem acumular água parada e se tornar um criadouro para o mosquito.

Piscinas: Piscinas sem manutenção adequada, como cloração e limpeza, podem se tornar grandes criadouros de mosquitos.

Baldes e bacias: Baldes, bacias e outros recipientes que ficam expostos à chuva e acumulam água também podem servir de criadouro para o mosquito.

Para prevenir a proliferação do mosquito, é importante eliminar qualquer água parada dentro e fora de casa, na sua propriedade, em locais de uso coletivo e manter seu ambiente limpo e livre de criadouros.

Porque 10 minutos por semana?

Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, zika e chikungunya.

O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem por volta de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.

Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

Por que uma vez por semana?

O ciclo de vida do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Para compreensão do ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, vamos acompanhar cada fase:

OVOS

O ovo do Aedes aegypti é bem escuro e é menor que um grão de areia, por isso é muito difícil enxergá-lo. É depositado pela fêmea do mosquito nas paredes dos criadouros, próximo à superfície d´água.

LARVAS

A partir dos ovos, nascem as larvas, que vivem na água. Por seu tamanho reduzido, aproximadamente o de uma cabeça de agulha de costura, dificilmente se vê onde estão. Não gostam de luz forte, por isso, ao abrir a caixa-d´água, por exemplo, elas fogem para cantos sombreados.

ADULTOS

Agindo uma vez por semana, impedimos que os ovos se transformem em mosquitos, que têm em média o tamanho de um grão de arroz.

Você pode ajudar  a Vigilância Ambiental, enviando foto de possíveis focos de dengue, através do Aplicativo Três Rios + Digital, ou nos seguintes canais:

Telefone: (24) 2255-7195

E-mail: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content